Accepted Work
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Extração de Informações de Cor e Forma para Detecção de Placas de Trânsito em Imagens
Ricardo Cezar B. Rodrigues (ITA),
Sergio Roberto M. Pellegrino (ITA), and
Carlos Henrique Q. Forster (ITA).
(pag 1 - 4).
(paper)
O reconhecimento automático de sinais de trânsito
prova-se útil na concepção de sistemas de apoio à
motoristas ou até mesmo de veículos autônomos. No entanto,
a capacidade da visão computacional ainda é
muito baixa quando comparada ao sistema de visão humana,
devido a quantidade de informação que esta pode
processar em tempo real e lidar com a complexidade e variação
de ambientes. Desta forma, os sistemas de visão
computacional reconhecedores de objetos devem utilizar
técnicas que evitem processamento desnecessário. Este
trabalho propõe um modelo de detecção de regiões candidatas
a placas em imagens baseado em informações de
cor e forma, onde o objetivo é eliminar regiões da imagem
que não têm chances de conter placas de trânsito
antes da fase de reconhecimento. O trabalho também apresenta
um experimento com os algoritmos supervisionados
k-nn e Redes bayesianas e seus resultados preliminares
que atingem até 90% de acertos.
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Um Novo Algoritmo para Detecção de Contorno de Melanomas em Imagens de Pele
Marilú G. N. M. da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) and
Ana Lúcia B. Candeias (Universidade Federal de Pernambuco).
(pag 9 - 12).
(paper)
O melanoma é uma mancha que geralmente
apresenta-se com coloração preta, castanha,
vermelha, azul ou próximo da cor da pele. Pode surgir
da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes. As
principais diferenças entre o melanoma benigno e o
maligno para um diagnóstico visual, não invasivo,
são: a forma, a borda a cor e o diâmetro. Este
trabalho propõe um novo algoritmo que detecta o
contorno de melanomas, possibilitando assim uma
melhor distinção entre os tipos benignos (borda
regular) e malignos (borda irregular). Para imagens
com interferência de cabelos foi criado um algoritmo
simples e de fácil implementação para a retirada
desses cabelos. Para auxiliar nesse diagnóstico foi
criada uma ferramenta contendo esses dois
algoritmos, incluindo também outras formas de
visualização das imagens.
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Método de Classificação de Pontos em Esqueletos de Resolução Aumentada
Diogenes Corrêa Canoza (Universidade Federal de Lavras),
André Vital Saúde (Universidade Federal de Lavras - UFLA).
(pag 13 - 16).
(paper)
O esqueleto é uma representação simplificada de um
objeto digital 3D, mas que mantém certas características
do objeto original. Há propostas para a identificação dos
pontos do esqueleto 3D como pontos de borda, superfície,
curva ou junção. Tal identificação foi utilizada na literatura
para filtrar o esqueleto 3D, facilitando a análise
de forma do objeto. Recentemente foram introduzidos esqueletos
em resolução aumentada, onde a classificação dos
pontos de resolução normal não pode mais ser aplicada.
Esta é uma das razões para que esses esqueletos até então
não tenham sido utilizados em nenhuma aplicação prática.
Neste trabalho é proposto um método para que a mesma
classificação utilizada anteriormente em resolução normal
seja estendida para a resolução aumentada. Assim, tornase
possível reproduzir os métodos de análise de forma presentes
na literatura usando esqueletos de resolução aumentada.
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SketchSim: Interactive Simulation of Ink Brushstrokes
Nicole Sultanum (Universidade Federal de Pernambuco),
Silvio B. Melo (Universidade Federal de Pernambuco).
(pag 17 - 20).
(paper)
There is an increasing demand for new
computational solutions in art and design, for digital
illustrations, games, animation, among others. In order
to address this need, several ideas have been
developed in the artistic field, and one of them is
concerned with the simulation of real artistic
instruments, such as pencil, watercolor, etc. The
simulation of ink and brushes, one of these
instruments, is the object of study of this paper. Several
techniques are discussed and implemented in an
interactive artistic tool, called SketchSim. Artists have
used this tool as part of a brief qualitative analysis,
which is also discussed in this paper.
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Uso de Saliências do Contorno via Esqueletização para Caracterização de Formas
Glauco V. Pedrosa (Universidade Federal de Uberlandia),
Marcos A. Batista (Universidade Federal de Goiás),
Henrique C. Fernandes (Universidade Federal de Uberlandia), and
Celia A. Z. Barcelos (Universidade Federal de Uberlândia).
(pag 21 - 24).
(paper)
Neste trabalho, mostraremos o descritor saliências
do contorno para a caracterização de formas
juntamente com o algoritmo de casamento proposto
para medir a distância entre duas formas
caracterizadas pelos seus pontos de saliências. Alguns
experimentos são mostrados e discutidos para
demonstrar o potencial do descritor na recuperação de
formas.
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Técnicas Simples para Visualização Foto-realista de Terrenos em Tempo Real Usando Placas Gráficas Programáveis
Ricardo Gomes Leal Costa (Tecgraf / PUC-Rio) and
Waldemar Celes (Tecgraf / PUC-Rio).
(pag 25 - 28).
(paper)
Este trabalho consiste em explorar técnicas simples de
programação em placas gráficas para gerar imagens de terrenos
virtuais com boa qualidade. Implementamos vários
efeitos de iluminação que, somados ao mapeamento procedural
de camadas de textura em função da altitude, resultam
numa aparência mais natural. Empregamos o algoritmo
Variance Shadow Map para geração de sombras suaves
em terrenos. Apresentamos ainda uma solução simples
e eficiente para simulação de neblina e a variação da
cor do céu em relação à hora do dia. Os resultados obtidos
foram positivos, alcançando uma aparência realista
com ótimo desempenho.
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Classificação Automática de Imagens do Acervo de Obras de Candido Portinari
Daniel Pacheco de Queiroz (Universidade Federal de Minas Gerais),
Antonio da Luz Júnior (Escola Técnica Federal de Palmas - UNED Paraíso), and
Arnaldo de Albuquerque Araújo (UFMG).
(pag 29 - 32).
(paper)
Métodos eficientes de busca por imagens são cada vez
mais necessários e importantes. Nos últimos anos, fatores
como a Internet, a disseminação de câmeras digitais, o aumento
da capacidade de armazenamento e a diminuição
do preço deste armazenamento, fizeram com que a quantidade
de informação visual disponível aumentasse consideravelmente.
Com isto, surge a necessidade do desenvolvimento
de métodos eficientes para recuperação de imagens
em grandes bases de dados. Para alcançar este objetivo
é necessário descrever o conteúdo das imagens de
forma eficaz e de modo que gere dados que possam ser utilizados
em uma classificação automática de imagens. Este
objetivo é alcançado por meio de atributos relacionados
com as características visuais das imagens. Este trabalho
visa identificar alguns destes atributos e verificar a eficácia
dos atributos selecionados utilizando um classificador
automático. Como base foi utilizado o acervo de obras do
artista Candido Portinari, cujas imagens digitais se encontram
disponíveis para todos e já possui uma classificação
manual, com a qual o método proposto pode ser confrontado.
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Identificação automática de cromossomos humanos
Guilherme C. Kurtz (UNIFRA),
Tiago B. Bonini (UNIFRA),
Giovani Rubert Librelotto (UNIFRA - Centro Universitario Franciscano),
Luis A. Perles (UNIFRA), and
Michele R. Sagrillo (UNIFRA).
(pag 33 - 36).
(paper)
Karyotyping is the chromosome classification and identification. Such task may take some time. With a picture of chromosomes is possible to automatize such process. One of the first steps is an image segmentation where all chromosomes are extracted from the image. To do this, a sequence of blurring, edge detection, erode/dilate is applied to the image to make a mask. The last step creates islands inside some chromosome mask leading to data loss. An algorithm has been developed to delete those islands. A previous step for the classification has been implemented using the position of the centromere determined by detection of the narrow part of the chromosome. Further developments include arm proportion and banding pattern recognition systems.
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Visão Computacional aplicada à Localização e Mapeamento Simultâneos de Robôs Subaquáticos
Paulo Drews Jr (FURG Fundação Universidade Federal do Rio Grande) and
Silvia Botelho (FURG).
(pag 37 - 40).
(paper)
O uso de veículos subaquáticos autônomos para
inspeção visual é um campo promissor da robótica. Devido
à dificuldade de localizar o robô e mapear o ambiente
simultaneamente (SLAM), este trabalho propõe o uso
de visão computacional e de mapas topológicos. Utilizando
uma câmera de vídeo como fonte sensorial, essa abordagem
é composta por dois estágios principais: i) aplicação
do SIFT para extração de características em sequencias
de imagens e ii) uso de mapas auto-organizáveis. O
sistema desenvolvido foi validado em situações reais e simuladas,
usando robôs reais em testes online. A precisão
e a robustez obtidas em condições subaquáticas desfavoráveis, como variação de iluminação e ruído, conduzem
a uma original e eficiente técnica de SLAM.
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Extração Automática de Características em Imagens de Impressão Digital
Eduardo da Silva Ribeiro,
Erikson Freitas Morais, and
Gilberto Luis Valente da Costa (Faculdades Integradas de Caratinga)
(pag 41 - 44).
(paper)
Esse artigo tratase de um estudo onde foi
investigado uma metodologia para a extração de
características em imagens de impressão digital. O
principal objetivo foi selecionar métodos que fossem
eficientes para o processamento de imagens de
impressões digitais originados por equipamentos de
diversas tecnologias. Na etapa de segmentação foi
escolhido um método que utiliza o cálculo da
variância. O filtro de Gabor foi selecionado para a
melhoria da qualidade da impressão digital e foi
usado um método para a obtenção do mapa de
direções para este filtro. Para a extração de
características, conhecidas como minúcias, utilizouse
o filtro de afinamento de Zhang e Suen e o
algoritmo Crossnumber.
Para os testes foi escolhido
o banco de dados de imagens da competição FVC e
imagens obtidas a partir de um leitor Digital Persona.
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Extensão do Algoritmo CCV Aplicado à Recuperação de Imagens com Base no
Conteúdo Aplicada à Pesquisa Guignard
Rodrigo Silva Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais),
Thatyene Louise Alves de Souza Ramos (Federal University of Minas Gerais),
Ana Paula Brandão Lopes (Universidade Estadual de Santa Cruz),
Camillo Jorge Santos Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais), and
Arnaldo de Albuquerque Araújo(UFMG).
(pag 45 - 48).
(paper)
Este trabalho propõe a implementação de uma extensão do algoritmo do Color Coherence Vectors (CCV)
que incorpora mais informações ao atributo cor das imagens,
denominando-se Extended CCV. O ECCV leva em
consideração a localização dos componentes conectados
na imagem, bem como a sua aplicação (utilização)
online. Aplicou-se o ECCV à base de imagens da Pesquisa
Guignard, como ferramenta de Recuperação de
Informação com Base no Conteúdo (RIBC).
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Estruturas Tritree Compressão de imagens coloridas
Tiago Oliveira Cunha (Universidade Estadual de Santa Cruz) and
Vânia Cordeiro da Silva (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC).
(pag 49 - 52).
(paper)
Um novo método para segmentação/decomposição
aplicada à compressão de imagens foi criado [5], o
algoritmo de decomposição Tritree (TT). O objetivo é a
segmentação da imagem em um conjunto de regiões
triangulares com cores homogêneas, onde a diferença entre
os valores de pixels não ultrapassem um determinado
limite. Uma árvore é construída para representar a
decomposição. Cada triângulo será um nó da TT. O
triângulo inicial contendo toda a imagem é a raiz. Os
últimos triângulos, que representam a imagem
comprimida, são as folhas (nós terminais). Resultados
experimentais com imagens em tons de cinza mostram que
o método proposto possui resultados melhores do que a
decomposição Quadtree (QT), em termos de PSNR e a
taxa de compressão. É testado agora, o método
desenvolvido para imagens coloridas.
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Redução de Ghost em imagens de MR adquiridas pelo método EPI
Bruno C. Marini (UNICAMP - Universidade de Campinas),
Marcelo V. W. Zibetti (UNICAMP), and
Gabriela Castellano (Universidade Estadual de Campinas).
(pag 53 - 56).
(paper)
Este trabalho visou o estudo do artefato de
Nyquist-Ghost (também conhecido como N/2-
Ghost), característico de imagens de ressonância
magnética (MR) adquiridas através do método de
echo planar imaging (EPI), assim como a implementação de um método para sua correção. Para
isso foram estudados vários métodos da literatura
para a correção desse artefato, e foi feita uma implementação combinando alguns deles. O método
implementado reduziu notavelmente o artefato nas
imagens testadas.
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Segmentação de Dentes Utilizando a Transformada Imagem-Floresta em Sistemas Biométricos
Elizabeth B. Barboza (Universidade Estadual Paulista),
Demiam O. Fonseca (UNESP),
Aparecido N. Marana (UNESP).
(pag 57 - 60).
(paper)
The positive human identification by dental arch radiographs is one
of the most trustful biometric techniques. However, automatic dental
segmentation from radiograph images is not an easy task and demands human
interaction. A promising method to dental segmentation in computer
biometrics systems, with minimum human intervention, is the Image Foresting
Transform (IFT). The purpose of this work is to implement and to evaluate
algorithms based on IFT for robust dental radiograph images segmentation.
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Geração da Curva de Interseção em Superfícies Trianguladas
André Luiz Firmino Alves (Universidade Federal de Campina Grande) and
Rosana Marques da Silva (Universidade Federal de Campina Grande).
(pag 61 - 64).
(paper)
O presente trabalho apresenta uma implementação
do algoritmo para a obtenção da curva de interseção
de duas superfícies trianguladas, apresentado por Lo e
Wang [3]. O algoritmo determina a curva de
interseção entre duas malhas trianguladas criando
novos vértices em cada uma das superfícies, gerando
uma poligonal pertencente a ambas as superfícies, as
quais devem ser reconstruídas localmente a partir
desses novos vértices, recortando as faces excedentes.
O problema de interseção entre duas superfícies
trianguladas é tratado como um problema de
interseção entre dois triângulos e dividido nas
seguintes etapas: Determinação do ponto de
interseção entre o plano que contém uma das faces e
uma aresta da outra face e a verificação da
pertinência do ponto de interseção determinado a
ambos os triângulos. A eficiência do algoritmo é
melhorada pelo uso de caixas limitantes.
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Método Híbrido de Reconhecimento Ótico de Caracteres
William Ivanski (Universidade Federal do Paraná),
Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná),
Olga R. P. Bellon (Universidade Federal do Paraná).
(pag 65 - 68).
(paper)
Com os recentes avanços nas áreas de Processamento
de Imagens e Visão Computacional, reconhecer caracteres
em imagens tem se tornado viável para uma variedade cada
vez maior de aplicações, incluindo a integração entre OCR
(Optical Character Recognition) e ferramentas de acessibilidade.
Este trabalho apresenta um sistema de OCR híbrido,
baseado em Análise Estrutural e Comparação de Modelos,
e ainda conta com um método de segmentação de caracteres
conexos. Para mostrar a efetividade da solução proposta,
foi realizado um experimento comparativo utilizando
outros dois sistemas de OCR para software livre.
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Software de Aquisição de Dados para um Sistema de Captura de Movimentos
Carolina A. S. Bigonha (UFMG),
David L. Flam (Federal University of Minas Gerais),
João Victor B. Gomide (Universidade FUMEC), and
Arnaldo de A. Araújo (UFMG).
(pag 69 - 72).
(paper)
O presente trabalho aborda a localização e a
identificação de marcadores em um software de aquisição
de dados para um sistema de captura de movimentos.
Utilizar-se-á a identificação, por meio de técnicas
de detecção de quinas, de marcadores passivos que reflitam
infravermelho. Uma vez realizada a captura de dados
proposta e, ainda, a triangulação e o rastreamento
dos pontos, será possível realizar a animação de personagens.
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SMALL GPS Sistema de Mapeamento de Linhas de Ônibus e Localização do Usuário via GPS pelo Celular
Carlos Henrique Macchi Gasparetto (PUCRS) and
Isabel Harb Manssour (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
(pag 73 - 76).
(paper)
A cada dia que passa aumenta a capacidade de
processamento, armazenamento e as funcionalidades
disponíveis em palmtops e celulares. Agendas, jogos e
planilhas são exemplos das inúmeras aplicações
existentes para esses dispositivos. No entanto, outras
aplicações utilizadas em computadores pessoais
também poderiam ser portadas para esses aparelhos.
O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto e
desenvolvimento do protótipo de uma aplicação de
localização geográfica para dispositivos móveis, que
visa fornecer a visualização de um mapa, indicando
através de GPS a localização do usuário e exibindo
quais linhas de ônibus passam nas proximidades
daquele local. Além disso, é possível ter acesso a
informações de itinerário e horários de cada linha, e
de pontos de interesse por onde elas passam.
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Autenticação Biométrica: um Sistema Híbrido Combinando Informações Globais e Locais de Impressões Digitais
Rubisley P. Lemes (Universidade Federal do Paraná),
Cristiano O. Ferreira (Universidade Federal do Paraná),
Olga R. P. Bellon (Universidade Federal do Paraná), and
Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná).
(pag 77 - 80).
(paper)
Este trabalho apresenta um sistema automático para
autenticação através de impressões digitais. A maioria dos
métodos de reconhecimento de impressões digitais utilizam
apenas minúcias, que são características locais altamente
discriminantes. Já os métodos globais, que utilizam
núcleo, delta e o padrão das cristas, são pouco utilizados
para o reconhecimento, sendo usados principalmente
para a classificação de digitais. Portanto, estes métodos
locais ou globais acabam não tirando vantagem da rica
informação contida no nível de detalhamento um do outro.
Visando resolver as limitações destas duas categorias de
algoritmos, propomos um sistema híbrido que utiliza dois
diferentes métodos de reconhecimento de digitais: (1) alinhamento
de imagens e (2) textura orientada. Estas duas
abordagens combinam informações globais e locais das
impressões digitais para obter uma melhor relação entre
tempo de resposta e taxa de aceitação. Geramos inúmeros
testes em diferentes bases de dados para provar a eficiência
e precisão do sistema proposto. Estes experimentos também
confirmaram a robustez do sistema em imagens reais de
baixa qualidade.
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Fecho Convexo e o Paradigma Rotating Calipers
Renato de J. Manzoni and Marco A. Piteri.
(pag 81 - 84).
(paper)
O desenvolvimento e a busca por eficientes abordagens
algorítmicas voltadas para a obtenção da estrututura topológica e combinatória do fecho convexo de um conjunto
de n pontos em Rn é um dos problemas mais estudados
na área de Geometria Computacional e historicamente foi
um dos primeiros problemas geométricos a ser completamente
analisado no plano. Uma outra importante característica associada ao fecho convexo é que outros problemas
geométricos são facilmentes resolvidos a partir de sua
existência. Este trabalho explora o uso do paradigma de
rotating calipers associado a estrutura do fecho convexo
de um conjunto de n pontos no plano e mostra como estas
duas abordagens podem solucionar vários outros problemas
de natureza geométrica.
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Rastreamento facial em vídeo com aplicação em monitoramento e Segurança
Maurício P. Segundo (UFPR),
Alessandro G. F. Fior (Universidade Federal do Paraná),
Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná), and
Olga R. P. Bellon (Universidade Federal do Paraná).
(pag 85 - 88).
(paper)
Neste trabalho, apresentamos uma ferramenta para rastreamento
de faces em sequências de vídeo que é componente
de um sistema de monitoramento e Segurança baseado
em informações multibiométricas. A ferramenta tem
como diferencial uma forte integração com a etapa de
detecção de faces, anterior ao rastreamento. Inicialmente,
a aplicação busca por faces no vídeo combinando detecção
de movimento, filtragem de pele, e um classificador baseado
em características de Haar para diferenciar imagens
faciais e não-faciais. Este mesmo classificador é aplicado
para o rastreamento, uma vez que as características de
Haar mantêm informações do padrão das faces. Nenhuma
informação adicional é necessária para o rastreamento,
apenas as características já calculadas durante a etapa de
detecção. Os experimentos foram realizados em uma base
própria de sequências de vídeo adquiridas em um ambiente
interno. Com a abordagem proposta, a porcentagem de faces
com a posição corretamente estimada foi de 94,18%.
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Simulações de Movimentos Físicos em Duas Dimensões, Utilizando Framework XNA
Luiz Filipe F. Carneiro (Faculdade Farias Brito),
Wietske Ineke Meyering (Faculdade Farias Brito).
(pag 89 - 92).
(paper)
Para que jogos 2D sejam produzidos com
qualidade é necessário simular a realidade. Para isso
conceitos de física mecânica e matemática devem ser
aplicados no processo de codificação de um jogo,
principalmente na emulação de circunstâncias reais,
como uma bola batendo na borda da mesa de sinuca,
oléo em uma pista de corrida como fator de redução
de atrito ou um objeto em um espaço com gravidade
desprezível. Os objetivos deste artigo são explanar os
conceitos de física mecânica e matemática para a
simulação de movimentos em duas dimensões de um
determinado objeto e a aplicação destes em
simuladores construídos em um ambiente na
plataforma (ou Framework) XNA Game Studio.
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Uma Estrutura Hierárquica para Iluminação de Cartoons
Allan Carlos Rocha (Universidade Federal de Alagoas),
Leandro Carnaúba (Universidade Federal de Alagoas),
Renata Thomaz Linz (Universidade Federal de Alagoas),
Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas),
Vinícius Mello (Universidade Federal de Alagoas).
(pag 93 - 96).
(paper:)
Este trabalho apresenta uma técnica para iluminar cartoons
2D baseada em uma árvore de regiões que contém informações
geométricas e topológicas dos objetos. Cada região
é composta por um conjunto de pixels internos e um
conjunto de curvas. Esta estrutura permite rapidamente a
busca de relações de adjacência e inclusão entre regiões, o
que facilita operações como colorização e iluminação durante
a animação de cartoons. A partir desta estrutura, o
trabalho apresenta um método de iluminação que permite o
cálculo preciso das normais dos objetos.
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Deformação de Objetos 2D Utilizando Curvas de Bézier e Mínimos Quadrados Móveis
Douglas Cedrim (Universidade Federal de Alagoas),
Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas).
(pag 97 - 100).
(paper)
Este trabalho apresenta um método para deformar espacialmente
objetos 2D através da manipulação de curvas
de Bézier. O objetivo é aumentar o controle do usuário sobre
a deformação. O trabalho emprega a abordagem proposta
por [8] de mínimos quadrados móveis para computar
as deformações e aplicá-las na imagem a uma complexidade
polinomial.
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Estimando Cobertura Vegetal por Análise de Imagens
Jaime Daniel Corrêa Mendes (DCC UFLA),
André Vital Saúde (Universidade Federal de Lavras - UFLA).
(pag 101 - 104).
(paper)
Os biocombustíveis têm adquirido grande notoriedade
e investimentos por partes governamentais e instituições
de pesquisa por apresentarem-se como ótima alternativa
aos combustíveis n˜ao-renováveis, principalmente devido
aos seus benefícios econômicos, sociais, ambientais, tecnológicos e estratégicos. Devido ao fato de a principal
matéria-prima ser oriunda de plantas oleaginosas e permitir
cultivos em consórcio com outras plantas, essas estão
sendo largamente exploradas em sistema de agricultura familiar
cujo acesso a novas tecnologias não é muito explorado.
Com isso, para aliar necessidade, oportunidade
e tecnologia, o presente trabalho propõe uma alternativa
para analisar a radiação solar, um dos principais fatores
na otimização no uso da terra, através de técnicas de morfologia
matemática e interatividade com o usuário. Um dos
papéis deste software é auxiliar na tomada de decisão nas
atividades de campo.
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Inspeção Visual de Placas de Circuito Integrado com Alta Densidade de Microcomponentes
Felipe Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas),
José Luiz de Souza Pio (Universidade Federal do Amazonas).
(pag 105 - 108).
(paper)
Este trabalho apresenta uma abordagem de
inspeção visual para detectar ausência/presença de
microcomponentes de superfície (SMC) em placas de
circuito impresso (PCB). Propõe-se uma metodologia
baseada em Estatísticas Bayesianas para detectar
componentes ausentes, com mais qualidade e precisão.
Nesta abordagem considera-se a ocorrência intensa de
ruídos obtidos pelo processo de captura de imagens
diretamente da linha de produção das PCB’s. Os
resultados obtidos demonstram que a metodologia é
robusta e apropriada para o sistema real de inspeção
visual industrial. Todos os casos testados de
componentes ausentes foram corretamente detectados.
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VHuP: a Tool to Visualize Virtual Humans
Diogo Strube de Lima (Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul),
Henry Braun (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul),
Soraia Raupp Musse (Faculdade de Informatica - FACIN, PUCRS, RS).
(pag 109 - 112).
(paper)
This paper presents an application which aims to
easily provide visualization and post processing of
virtual human simulations. The interactive interface
reproduces, in a real-time frame rate (30 frames per
second, FPS), a previously calculated scenario of
characters simulation, including multiples characters
and their trajectories, on different environments.
Features to control the light sources, shadows and
weather effects provide a wide range of possibilities
for visualizing and video recording the simulation
data. The application also facilitates the generation of
analyses data, generating information for a future
application, as for instance ground truth.
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Um Aplicativo para Medição do Tamanho do Grão de Materiais Metálicos
Francisco Roger L. Caetano (CEFET-AM),
Magnaura M. dos Santos (centro federal de educação tecnologica do amazonas), and
José Pinheiro Queiroz-Neto (Centro Fed. de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET/AM).
(pag 113 - 116).
(paper)
Nos metais, parte das suas propriedades
macroscópicas tem forte ligação com sua
microestrutura e para relacioná-los utiliza-se a
metelografia quantitativa, que consisti em técnicas de
análise microestrutural da constituição do material
metálico. A precisão das análises metalográficas de
materiais está relacionada à medição correta dos
grãos, que são pequenos cristais que compõem a
microestrutura do material. Contudo, a quantificação
manual da medição dos grãos é uma tarefa lenta,
trabalhosa e sujeita a falha humana. Com o auxílio de
técnicas de visão computacional é possível
automatizar o processo de maneira a torná-lo mais
rápido, preciso e confiável. Portanto, este trabalho
visa desenvolver um programa computacional para a
medição automática do tamanho do grão de materiais
metálicos.
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