Sibgrapi 2008 - Workshop of Undergraduate Work

-   Editorial (in portuguese)
-   Accepted Work
-   Program Committee
-   Full WUW proceedings



  Sejam bem-vindos à sexta edição do WUW 2008. O WUW - Workshop of Undergraduate Work é um evento que visa incentivar a participação de alunos de graduação na produção e divulgação de trabalhos científicos sobre temas relacionados às áreas de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Em 2008, foram submetidos 34 papers, sendo 29 aceitos para publicação. Cada paper foi revisado por 2 revisores, e avaliado pelos chairs do WUW.

   Neste ano, a exemplo do ano anterior, os autores foram convidados a apresentarem, de maneira bastante sucinta, seus trabalhos, instigando a platéia para visitação de seus posters. Esse processo poderá resultar em discussões importantes no incentivo aos jovens pesquisadores.

   Desejamos a todos um excelente Workshop!

   Campo Grande, outubro de 2008.

José Pinheiro Queiroz-Neto (Centro Fed. de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET/AM)
Soraia Raupp Musse (Faculdade de Informatica - FACIN, PUCRS, RS)
(Organização do WUW-SIBGRAPI)


Topo

Accepted Work

Extração de Informações de Cor e Forma para Detecção de Placas de Trânsito em Imagens
Ricardo Cezar B. Rodrigues (ITA), Sergio Roberto M. Pellegrino (ITA), and Carlos Henrique Q. Forster (ITA).
(pag 1 - 4). (paper)

O reconhecimento automático de sinais de trânsito prova-se útil na concepção de sistemas de apoio à motoristas ou até mesmo de veículos autônomos. No entanto, a capacidade da visão computacional ainda é muito baixa quando comparada ao sistema de visão humana, devido a quantidade de informação que esta pode processar em tempo real e lidar com a complexidade e variação de ambientes. Desta forma, os sistemas de visão computacional reconhecedores de objetos devem utilizar técnicas que evitem processamento desnecessário. Este trabalho propõe um modelo de detecção de regiões candidatas a placas em imagens baseado em informações de cor e forma, onde o objetivo é eliminar regiões da imagem que não têm chances de conter placas de trânsito antes da fase de reconhecimento. O trabalho também apresenta um experimento com os algoritmos supervisionados k-nn e Redes bayesianas e seus resultados preliminares que atingem até 90% de acertos.

 
Equalização de Histograma para Melhoria de Contraste de Imagens Digitais Codificadas pela Técnica de Quantização Vetorial
Marcelo Portela Sousa (Faculdade ÁREA1), Marcelo S. Alencar (Universidade Federal de Campina Grande), Carlos Antônio Vieira Vasconcelos Júnior (Universidade Federal da Bahia), and Waslon Terllizie A. Lopes (Faculdade ÁREA1FTE).
(pag 5 - 8). (paper)

Este trabalho apresenta resultados da compress˜ao de imagens por meio da utilização da técnica de quantização vetorial (QV). No entanto, como a QV é uma técnica com perdas e que introduz uma distorção na imagem original, foi implementado um algoritmo em linguagem C para equalização de histograma das imagens digitais com a finalidade de minimizar os efeitos dessa distorção. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos de imagens comprimidas com o uso da técnica de quantizac¸ao vetorial e como a equalização pode melhorar a aparência desta imagem. Para o projeto de quantizadores vetoriais utilizou-se o algoritmo K-Means que tem boa eficiência. Os resultados são apresentados por meio de simulações que mostram os efeitos da combinação das técnicas de quantização e equalização.

 
Um Novo Algoritmo para Detecção de Contorno de Melanomas em Imagens de Pele
Marilú G. N. M. da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) and Ana Lúcia B. Candeias (Universidade Federal de Pernambuco).
(pag 9 - 12). (paper)

O melanoma é uma mancha que geralmente apresenta-se com coloração preta, castanha, vermelha, azul ou próximo da cor da pele. Pode surgir da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes. As principais diferenças entre o melanoma benigno e o maligno para um diagnóstico visual, não invasivo, são: a forma, a borda a cor e o diâmetro. Este trabalho propõe um novo algoritmo que detecta o contorno de melanomas, possibilitando assim uma melhor distinção entre os tipos benignos (borda regular) e malignos (borda irregular). Para imagens com interferência de cabelos foi criado um algoritmo simples e de fácil implementação para a retirada desses cabelos. Para auxiliar nesse diagnóstico foi criada uma ferramenta contendo esses dois algoritmos, incluindo também outras formas de visualização das imagens.

 
Método de Classificação de Pontos em Esqueletos de Resolução Aumentada
Diogenes Corrêa Canoza (Universidade Federal de Lavras), André Vital Saúde (Universidade Federal de Lavras - UFLA).
(pag 13 - 16). (paper)

O esqueleto é uma representação simplificada de um objeto digital 3D, mas que mantém certas características do objeto original. Há propostas para a identificação dos pontos do esqueleto 3D como pontos de borda, superfície, curva ou junção. Tal identificação foi utilizada na literatura para filtrar o esqueleto 3D, facilitando a análise de forma do objeto. Recentemente foram introduzidos esqueletos em resolução aumentada, onde a classificação dos pontos de resolução normal não pode mais ser aplicada. Esta é uma das razões para que esses esqueletos até então não tenham sido utilizados em nenhuma aplicação prática. Neste trabalho é proposto um método para que a mesma classificação utilizada anteriormente em resolução normal seja estendida para a resolução aumentada. Assim, tornase possível reproduzir os métodos de análise de forma presentes na literatura usando esqueletos de resolução aumentada.

 
SketchSim: Interactive Simulation of Ink Brushstrokes
Nicole Sultanum (Universidade Federal de Pernambuco), Silvio B. Melo (Universidade Federal de Pernambuco).
(pag 17 - 20). (paper)

There is an increasing demand for new computational solutions in art and design, for digital illustrations, games, animation, among others. In order to address this need, several ideas have been developed in the artistic field, and one of them is concerned with the simulation of real artistic instruments, such as pencil, watercolor, etc. The simulation of ink and brushes, one of these instruments, is the object of study of this paper. Several techniques are discussed and implemented in an interactive artistic tool, called SketchSim. Artists have used this tool as part of a brief qualitative analysis, which is also discussed in this paper.

 
Uso de Saliências do Contorno via Esqueletização para Caracterização de Formas
Glauco V. Pedrosa (Universidade Federal de Uberlandia), Marcos A. Batista (Universidade Federal de Goiás), Henrique C. Fernandes (Universidade Federal de Uberlandia), and Celia A. Z. Barcelos (Universidade Federal de Uberlândia).
(pag 21 - 24). (paper)

Neste trabalho, mostraremos o descritor saliências do contorno para a caracterização de formas juntamente com o algoritmo de casamento proposto para medir a distância entre duas formas caracterizadas pelos seus pontos de saliências. Alguns experimentos são mostrados e discutidos para demonstrar o potencial do descritor na recuperação de formas.

 
Técnicas Simples para Visualização Foto-realista de Terrenos em Tempo Real Usando Placas Gráficas Programáveis
Ricardo Gomes Leal Costa (Tecgraf / PUC-Rio) and Waldemar Celes (Tecgraf / PUC-Rio).
(pag 25 - 28). (paper)

Este trabalho consiste em explorar técnicas simples de programação em placas gráficas para gerar imagens de terrenos virtuais com boa qualidade. Implementamos vários efeitos de iluminação que, somados ao mapeamento procedural de camadas de textura em função da altitude, resultam numa aparência mais natural. Empregamos o algoritmo Variance Shadow Map para geração de sombras suaves em terrenos. Apresentamos ainda uma solução simples e eficiente para simulação de neblina e a variação da cor do céu em relação à hora do dia. Os resultados obtidos foram positivos, alcançando uma aparência realista com ótimo desempenho.

 
Classificação Automática de Imagens do Acervo de Obras de Candido Portinari
Daniel Pacheco de Queiroz (Universidade Federal de Minas Gerais), Antonio da Luz Júnior (Escola Técnica Federal de Palmas - UNED Paraíso), and Arnaldo de Albuquerque Araújo (UFMG).
(pag 29 - 32). (paper)

Métodos eficientes de busca por imagens são cada vez mais necessários e importantes. Nos últimos anos, fatores como a Internet, a disseminação de câmeras digitais, o aumento da capacidade de armazenamento e a diminuição do preço deste armazenamento, fizeram com que a quantidade de informação visual disponível aumentasse consideravelmente. Com isto, surge a necessidade do desenvolvimento de métodos eficientes para recuperação de imagens em grandes bases de dados. Para alcançar este objetivo é necessário descrever o conteúdo das imagens de forma eficaz e de modo que gere dados que possam ser utilizados em uma classificação automática de imagens. Este objetivo é alcançado por meio de atributos relacionados com as características visuais das imagens. Este trabalho visa identificar alguns destes atributos e verificar a eficácia dos atributos selecionados utilizando um classificador automático. Como base foi utilizado o acervo de obras do artista Candido Portinari, cujas imagens digitais se encontram disponíveis para todos e já possui uma classificação manual, com a qual o método proposto pode ser confrontado.

 
Identificação automática de cromossomos humanos
Guilherme C. Kurtz (UNIFRA), Tiago B. Bonini (UNIFRA), Giovani Rubert Librelotto (UNIFRA - Centro Universitario Franciscano), Luis A. Perles (UNIFRA), and Michele R. Sagrillo (UNIFRA).
(pag 33 - 36). (paper)

Karyotyping is the chromosome classification and identification. Such task may take some time. With a picture of chromosomes is possible to automatize such process. One of the first steps is an image segmentation where all chromosomes are extracted from the image. To do this, a sequence of blurring, edge detection, erode/dilate is applied to the image to make a mask. The last step creates islands inside some chromosome mask leading to data loss. An algorithm has been developed to delete those islands. A previous step for the classification has been implemented using the position of the centromere determined by detection of the narrow part of the chromosome. Further developments include arm proportion and banding pattern recognition systems.

 
Visão Computacional aplicada à Localização e Mapeamento Simultâneos de Robôs Subaquáticos
Paulo Drews Jr (FURG Fundação Universidade Federal do Rio Grande) and Silvia Botelho (FURG).
(pag 37 - 40). (paper)

O uso de veículos subaquáticos autônomos para inspeção visual é um campo promissor da robótica. Devido à dificuldade de localizar o robô e mapear o ambiente simultaneamente (SLAM), este trabalho propõe o uso de visão computacional e de mapas topológicos. Utilizando uma câmera de vídeo como fonte sensorial, essa abordagem é composta por dois estágios principais: i) aplicação do SIFT para extração de características em sequencias de imagens e ii) uso de mapas auto-organizáveis. O sistema desenvolvido foi validado em situações reais e simuladas, usando robôs reais em testes online. A precisão e a robustez obtidas em condições subaquáticas desfavoráveis, como variação de iluminação e ruído, conduzem a uma original e eficiente técnica de SLAM.

 
Extração Automática de Características em Imagens de Impressão Digital
Eduardo da Silva Ribeiro, Erikson Freitas Morais, and Gilberto Luis Valente da Costa (Faculdades Integradas de Caratinga)
(pag 41 - 44). (paper)

Esse artigo tratase de um estudo onde foi investigado uma metodologia para a extração de características em imagens de impressão digital. O principal objetivo foi selecionar métodos que fossem eficientes para o processamento de imagens de impressões digitais originados por equipamentos de diversas tecnologias. Na etapa de segmentação foi escolhido um método que utiliza o cálculo da variância. O filtro de Gabor foi selecionado para a melhoria da qualidade da impressão digital e foi usado um método para a obtenção do mapa de direções para este filtro. Para a extração de características, conhecidas como minúcias, utilizouse o filtro de afinamento de Zhang e Suen e o algoritmo Crossnumber. Para os testes foi escolhido o banco de dados de imagens da competição FVC e imagens obtidas a partir de um leitor Digital Persona.

 
Extensão do Algoritmo CCV Aplicado à Recuperação de Imagens com Base no Conteúdo Aplicada à Pesquisa Guignard
Rodrigo Silva Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais), Thatyene Louise Alves de Souza Ramos (Federal University of Minas Gerais), Ana Paula Brandão Lopes (Universidade Estadual de Santa Cruz), Camillo Jorge Santos Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais), and Arnaldo de Albuquerque Araújo(UFMG).
(pag 45 - 48). (paper)

Este trabalho propõe a implementação de uma extensão do algoritmo do Color Coherence Vectors (CCV) que incorpora mais informações ao atributo cor das imagens, denominando-se Extended CCV. O ECCV leva em consideração a localização dos componentes conectados na imagem, bem como a sua aplicação (utilização) online. Aplicou-se o ECCV à base de imagens da Pesquisa Guignard, como ferramenta de Recuperação de Informação com Base no Conteúdo (RIBC).

 
Estruturas Tritree Compressão de imagens coloridas
Tiago Oliveira Cunha (Universidade Estadual de Santa Cruz) and Vânia Cordeiro da Silva (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC).
(pag 49 - 52). (paper)

Um novo método para segmentação/decomposição aplicada à compressão de imagens foi criado [5], o algoritmo de decomposição Tritree (TT). O objetivo é a segmentação da imagem em um conjunto de regiões triangulares com cores homogêneas, onde a diferença entre os valores de pixels não ultrapassem um determinado limite. Uma árvore é construída para representar a decomposição. Cada triângulo será um nó da TT. O triângulo inicial contendo toda a imagem é a raiz. Os últimos triângulos, que representam a imagem comprimida, são as folhas (nós terminais). Resultados experimentais com imagens em tons de cinza mostram que o método proposto possui resultados melhores do que a decomposição Quadtree (QT), em termos de PSNR e a taxa de compressão. É testado agora, o método desenvolvido para imagens coloridas.

 
Redução de Ghost em imagens de MR adquiridas pelo método EPI
Bruno C. Marini (UNICAMP - Universidade de Campinas), Marcelo V. W. Zibetti (UNICAMP), and Gabriela Castellano (Universidade Estadual de Campinas).
(pag 53 - 56). (paper)

Este trabalho visou o estudo do artefato de Nyquist-Ghost (também conhecido como N/2- Ghost), característico de imagens de ressonância magnética (MR) adquiridas através do método de echo planar imaging (EPI), assim como a implementação de um método para sua correção. Para isso foram estudados vários métodos da literatura para a correção desse artefato, e foi feita uma implementação combinando alguns deles. O método implementado reduziu notavelmente o artefato nas imagens testadas.

 
Segmentação de Dentes Utilizando a Transformada Imagem-Floresta em Sistemas Biométricos
Elizabeth B. Barboza (Universidade Estadual Paulista), Demiam O. Fonseca (UNESP), Aparecido N. Marana (UNESP).
(pag 57 - 60). (paper)

The positive human identification by dental arch radiographs is one of the most trustful biometric techniques. However, automatic dental segmentation from radiograph images is not an easy task and demands human interaction. A promising method to dental segmentation in computer biometrics systems, with minimum human intervention, is the Image Foresting Transform (IFT). The purpose of this work is to implement and to evaluate algorithms based on IFT for robust dental radiograph images segmentation.

 
Geração da Curva de Interseção em Superfícies Trianguladas
André Luiz Firmino Alves (Universidade Federal de Campina Grande) and Rosana Marques da Silva (Universidade Federal de Campina Grande).
(pag 61 - 64). (paper)

O presente trabalho apresenta uma implementação do algoritmo para a obtenção da curva de interseção de duas superfícies trianguladas, apresentado por Lo e Wang [3]. O algoritmo determina a curva de interseção entre duas malhas trianguladas criando novos vértices em cada uma das superfícies, gerando uma poligonal pertencente a ambas as superfícies, as quais devem ser reconstruídas localmente a partir desses novos vértices, recortando as faces excedentes. O problema de interseção entre duas superfícies trianguladas é tratado como um problema de interseção entre dois triângulos e dividido nas seguintes etapas: Determinação do ponto de interseção entre o plano que contém uma das faces e uma aresta da outra face e a verificação da pertinência do ponto de interseção determinado a ambos os triângulos. A eficiência do algoritmo é melhorada pelo uso de caixas limitantes.

 
Método Híbrido de Reconhecimento Ótico de Caracteres
William Ivanski (Universidade Federal do Paraná), Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná), Olga R. P. Bellon (Universidade Federal do Paraná).
(pag 65 - 68). (paper)

Com os recentes avanços nas áreas de Processamento de Imagens e Visão Computacional, reconhecer caracteres em imagens tem se tornado viável para uma variedade cada vez maior de aplicações, incluindo a integração entre OCR (Optical Character Recognition) e ferramentas de acessibilidade. Este trabalho apresenta um sistema de OCR híbrido, baseado em Análise Estrutural e Comparação de Modelos, e ainda conta com um método de segmentação de caracteres conexos. Para mostrar a efetividade da solução proposta, foi realizado um experimento comparativo utilizando outros dois sistemas de OCR para software livre.

 
Software de Aquisição de Dados para um Sistema de Captura de Movimentos
Carolina A. S. Bigonha (UFMG), David L. Flam (Federal University of Minas Gerais), João Victor B. Gomide (Universidade FUMEC), and Arnaldo de A. Araújo (UFMG).
(pag 69 - 72). (paper)

O presente trabalho aborda a localização e a identificação de marcadores em um software de aquisição de dados para um sistema de captura de movimentos. Utilizar-se-á a identificação, por meio de técnicas de detecção de quinas, de marcadores passivos que reflitam infravermelho. Uma vez realizada a captura de dados proposta e, ainda, a triangulação e o rastreamento dos pontos, será possível realizar a animação de personagens.

 
SMALL GPS Sistema de Mapeamento de Linhas de Ônibus e Localização do Usuário via GPS pelo Celular
Carlos Henrique Macchi Gasparetto (PUCRS) and Isabel Harb Manssour (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
(pag 73 - 76). (paper)

A cada dia que passa aumenta a capacidade de processamento, armazenamento e as funcionalidades disponíveis em palmtops e celulares. Agendas, jogos e planilhas são exemplos das inúmeras aplicações existentes para esses dispositivos. No entanto, outras aplicações utilizadas em computadores pessoais também poderiam ser portadas para esses aparelhos. O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto e desenvolvimento do protótipo de uma aplicação de localização geográfica para dispositivos móveis, que visa fornecer a visualização de um mapa, indicando através de GPS a localização do usuário e exibindo quais linhas de ônibus passam nas proximidades daquele local. Além disso, é possível ter acesso a informações de itinerário e horários de cada linha, e de pontos de interesse por onde elas passam.

 
Autenticação Biométrica: um Sistema Híbrido Combinando Informações Globais e Locais de Impressões Digitais
Rubisley P. Lemes (Universidade Federal do Paraná), Cristiano O. Ferreira (Universidade Federal do Paraná), Olga R. P. Bellon (Universidade Federal do Paraná), and Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná).
(pag 77 - 80). (paper)

Este trabalho apresenta um sistema automático para autenticação através de impressões digitais. A maioria dos métodos de reconhecimento de impressões digitais utilizam apenas minúcias, que são características locais altamente discriminantes. Já os métodos globais, que utilizam núcleo, delta e o padrão das cristas, são pouco utilizados para o reconhecimento, sendo usados principalmente para a classificação de digitais. Portanto, estes métodos locais ou globais acabam não tirando vantagem da rica informação contida no nível de detalhamento um do outro. Visando resolver as limitações destas duas categorias de algoritmos, propomos um sistema híbrido que utiliza dois diferentes métodos de reconhecimento de digitais: (1) alinhamento de imagens e (2) textura orientada. Estas duas abordagens combinam informações globais e locais das impressões digitais para obter uma melhor relação entre tempo de resposta e taxa de aceitação. Geramos inúmeros testes em diferentes bases de dados para provar a eficiência e precisão do sistema proposto. Estes experimentos também confirmaram a robustez do sistema em imagens reais de baixa qualidade.

 
Fecho Convexo e o Paradigma Rotating Calipers
Renato de J. Manzoni and Marco A. Piteri.
(pag 81 - 84). (paper)

O desenvolvimento e a busca por eficientes abordagens algorítmicas voltadas para a obtenção da estrututura topológica e combinatória do fecho convexo de um conjunto de n pontos em Rn é um dos problemas mais estudados na área de Geometria Computacional e historicamente foi um dos primeiros problemas geométricos a ser completamente analisado no plano. Uma outra importante característica associada ao fecho convexo é que outros problemas geométricos são facilmentes resolvidos a partir de sua existência. Este trabalho explora o uso do paradigma de rotating calipers associado a estrutura do fecho convexo de um conjunto de n pontos no plano e mostra como estas duas abordagens podem solucionar vários outros problemas de natureza geométrica.

 
Rastreamento facial em vídeo com aplicação em monitoramento e Segurança
Maurício P. Segundo (UFPR), Alessandro G. F. Fior (Universidade Federal do Paraná), Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná), and Olga R. P. Bellon (Universidade Federal do Paraná).
(pag 85 - 88). (paper)

Neste trabalho, apresentamos uma ferramenta para rastreamento de faces em sequências de vídeo que é componente de um sistema de monitoramento e Segurança baseado em informações multibiométricas. A ferramenta tem como diferencial uma forte integração com a etapa de detecção de faces, anterior ao rastreamento. Inicialmente, a aplicação busca por faces no vídeo combinando detecção de movimento, filtragem de pele, e um classificador baseado em características de Haar para diferenciar imagens faciais e não-faciais. Este mesmo classificador é aplicado para o rastreamento, uma vez que as características de Haar mantêm informações do padrão das faces. Nenhuma informação adicional é necessária para o rastreamento, apenas as características já calculadas durante a etapa de detecção. Os experimentos foram realizados em uma base própria de sequências de vídeo adquiridas em um ambiente interno. Com a abordagem proposta, a porcentagem de faces com a posição corretamente estimada foi de 94,18%.

 
Simulações de Movimentos Físicos em Duas Dimensões, Utilizando Framework XNA
Luiz Filipe F. Carneiro (Faculdade Farias Brito), Wietske Ineke Meyering (Faculdade Farias Brito).
(pag 89 - 92). (paper)

Para que jogos 2D sejam produzidos com qualidade é necessário simular a realidade. Para isso conceitos de física mecânica e matemática devem ser aplicados no processo de codificação de um jogo, principalmente na emulação de circunstâncias reais, como uma bola batendo na borda da mesa de sinuca, oléo em uma pista de corrida como fator de redução de atrito ou um objeto em um espaço com gravidade desprezível. Os objetivos deste artigo são explanar os conceitos de física mecânica e matemática para a simulação de movimentos em duas dimensões de um determinado objeto e a aplicação destes em simuladores construídos em um ambiente na plataforma (ou Framework) XNA Game Studio.

 
Uma Estrutura Hierárquica para Iluminação de Cartoons
Allan Carlos Rocha (Universidade Federal de Alagoas), Leandro Carnaúba (Universidade Federal de Alagoas), Renata Thomaz Linz (Universidade Federal de Alagoas), Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas), Vinícius Mello (Universidade Federal de Alagoas).
(pag 93 - 96). (paper:)

Este trabalho apresenta uma técnica para iluminar cartoons 2D baseada em uma árvore de regiões que contém informações geométricas e topológicas dos objetos. Cada região é composta por um conjunto de pixels internos e um conjunto de curvas. Esta estrutura permite rapidamente a busca de relações de adjacência e inclusão entre regiões, o que facilita operações como colorização e iluminação durante a animação de cartoons. A partir desta estrutura, o trabalho apresenta um método de iluminação que permite o cálculo preciso das normais dos objetos.

 
Deformação de Objetos 2D Utilizando Curvas de Bézier e Mínimos Quadrados Móveis
Douglas Cedrim (Universidade Federal de Alagoas), Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas).
(pag 97 - 100). (paper)

Este trabalho apresenta um método para deformar espacialmente objetos 2D através da manipulação de curvas de Bézier. O objetivo é aumentar o controle do usuário sobre a deformação. O trabalho emprega a abordagem proposta por [8] de mínimos quadrados móveis para computar as deformações e aplicá-las na imagem a uma complexidade polinomial.

 
Estimando Cobertura Vegetal por Análise de Imagens
Jaime Daniel Corrêa Mendes (DCC UFLA), André Vital Saúde (Universidade Federal de Lavras - UFLA).
(pag 101 - 104). (paper)

Os biocombustíveis têm adquirido grande notoriedade e investimentos por partes governamentais e instituições de pesquisa por apresentarem-se como ótima alternativa aos combustíveis n˜ao-renováveis, principalmente devido aos seus benefícios econômicos, sociais, ambientais, tecnológicos e estratégicos. Devido ao fato de a principal matéria-prima ser oriunda de plantas oleaginosas e permitir cultivos em consórcio com outras plantas, essas estão sendo largamente exploradas em sistema de agricultura familiar cujo acesso a novas tecnologias não é muito explorado. Com isso, para aliar necessidade, oportunidade e tecnologia, o presente trabalho propõe uma alternativa para analisar a radiação solar, um dos principais fatores na otimização no uso da terra, através de técnicas de morfologia matemática e interatividade com o usuário. Um dos papéis deste software é auxiliar na tomada de decisão nas atividades de campo.

 
Inspeção Visual de Placas de Circuito Integrado com Alta Densidade de Microcomponentes
Felipe Gomes de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas), José Luiz de Souza Pio (Universidade Federal do Amazonas).
(pag 105 - 108). (paper)

Este trabalho apresenta uma abordagem de inspeção visual para detectar ausência/presença de microcomponentes de superfície (SMC) em placas de circuito impresso (PCB). Propõe-se uma metodologia baseada em Estatísticas Bayesianas para detectar componentes ausentes, com mais qualidade e precisão. Nesta abordagem considera-se a ocorrência intensa de ruídos obtidos pelo processo de captura de imagens diretamente da linha de produção das PCB’s. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia é robusta e apropriada para o sistema real de inspeção visual industrial. Todos os casos testados de componentes ausentes foram corretamente detectados.

 
VHuP: a Tool to Visualize Virtual Humans
Diogo Strube de Lima (Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Henry Braun (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Soraia Raupp Musse (Faculdade de Informatica - FACIN, PUCRS, RS).
(pag 109 - 112). (paper)

This paper presents an application which aims to easily provide visualization and post processing of virtual human simulations. The interactive interface reproduces, in a real-time frame rate (30 frames per second, FPS), a previously calculated scenario of characters simulation, including multiples characters and their trajectories, on different environments. Features to control the light sources, shadows and weather effects provide a wide range of possibilities for visualizing and video recording the simulation data. The application also facilitates the generation of analyses data, generating information for a future application, as for instance ground truth.

 
Um Aplicativo para Medição do Tamanho do Grão de Materiais Metálicos
Francisco Roger L. Caetano (CEFET-AM), Magnaura M. dos Santos (centro federal de educação tecnologica do amazonas), and José Pinheiro Queiroz-Neto (Centro Fed. de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET/AM).
(pag 113 - 116). (paper)

Nos metais, parte das suas propriedades macroscópicas tem forte ligação com sua microestrutura e para relacioná-los utiliza-se a metelografia quantitativa, que consisti em técnicas de análise microestrutural da constituição do material metálico. A precisão das análises metalográficas de materiais está relacionada à medição correta dos grãos, que são pequenos cristais que compõem a microestrutura do material. Contudo, a quantificação manual da medição dos grãos é uma tarefa lenta, trabalhosa e sujeita a falha humana. Com o auxílio de técnicas de visão computacional é possível automatizar o processo de maneira a torná-lo mais rápido, preciso e confiável. Portanto, este trabalho visa desenvolver um programa computacional para a medição automática do tamanho do grão de materiais metálicos.

 


Topo

Program Committee

Chairs: José Pinheiro Queiroz-Neto (Centro Fed. de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET/AM)
Soraia Raupp Musse (Faculdade de Informatica - FACIN, PUCRS, RS)


Adolfo Bauchspiess (Universidade de Brasília – UnB)
Alessandro Bicho (Universidade Federal do Rio Grande – FURG)
Alexandre Falcao (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Alexei Machado (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas)
Andre Silva (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Bruno Motta de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
David Menotti (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP)
Fernando Marson (Universidade Regional Integrada – Santo Ângelo)
George Cavalcanti (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)
Gerson Cunha (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
Guillermo Camara Chavez (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Hélio Lopes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Helio Pedrini (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
José Pinheiro Queiroz-Neto (Centro Fed. de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET/AM)
Julio Jacques (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS )
Léo Magalhães (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Luiz Marcos Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
Luiz Gonzaga da Silveira Jr (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos)
Luiz Henrique de Figueiredo (Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA)
Marcelo Cohen (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
Marcelo Dreux (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Marcio Netto (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP)
Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
Marly Costa (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)
Neucimar Leite (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Nivando Bezerra (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
Olga Bellon (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
Ricardo Torres (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Rogério Caetano (Universidade Federal do Amazonas – UFAM)
Sérgio Scheer (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
Silvio Guimarães (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas)
Soraia Musse (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
Thomas Lewiner (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD)

Reviewers

Adolfo Bauchspiess (Universidade de Brasília – UnB)
Alessandro Bicho (Universidade Federal do Rio Grande – FURG)
Alexandre Falcao (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Alexei Machado (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas)
Andre Silva (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Bruno Motta de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
David Menotti (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP)
Fernando Marson (Universidade Regional Integrada – Santo Ângelo)
George Cavalcanti (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)
Gerson Cunha (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
Guillermo Camara Chavez (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Hélio Lopes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Helio Pedrini (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
José Pinheiro Queiroz-Neto (Centro Fed. de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET/AM)
Julio Jacques (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS )
Léo Magalhães (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Luiz Marcos Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
Luiz Gonzaga da Silveira Jr (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos)
Luiz Henrique de Figueiredo (Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA)
Marcelo Cohen (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
Marcelo Dreux (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Marcio Netto (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP)
Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
Marly Costa (Universidade Federal do Amazonas - UFAM)
Neucimar Leite (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Nivando Bezerra (Universidade de Fortaleza – UNIFOR)
Olga Bellon (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
Ricardo Torres (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Rogério Caetano (Universidade Federal do Amazonas – UFAM)
Sérgio Scheer (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
Silvio Guimarães (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas)
Soraia Musse (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS)
Thomas Lewiner (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio)
Valguima Odakura (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD)


Topo