A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola

Luciana Lopes Coelho, Marilda Moraes Garcia Bueno

Resumo


A interface da educação especial na educação indígena éum campo novo e complexo de investigação, traça fronteiras aindanão defi nidas entre dois campos de conhecimento em constituição.Este trabalho investigou a constituição do sujeito surdo na culturaGuarani-Kaiowá e os processos de interação e comunicação na famíliae na escola. As análises permitiram situar o sujeito indígena surdo emuma cultura diferenciada e compreendermos as relações estabelecidasentre as culturas em contato e as línguas usadas nas aldeias estudadas.Identifi caram-se ainda as possibilidades e as necessidades específi case de comunicação no ambiente familiar e escolar.Palavras chave: Educação Escolar Indígena. Educação Especial.Surdez.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i25.334

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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943