Cosmologias indígenas, exterioridade e educação em contexto culturalmente diferenciado: um olhar a partir dos Xavante, MT
Resumo
O presente trabalho busca apresentar ao leitor uma reflexão antropológica sobre práticas educacionais em contextos culturalmente diferenciadas, perante os processos indígenas de pensamento e classificação. Nosso intuito é apresentar e analisar, a partir das próprias categorias de entendimento indígenas (no caso, a partir de um estudo de casoentre os índios Xavante, MT), como a cosmogonia indígena dá conta de processos referentes a alteridade e aprendizagem, a partir de seus conceitos de corporalidade, saúde, doença e “contato”. Conclui-se que os sistemas de pensamento indígenas são sistemas estruturalmente em aberto, dando conta de processos que, ao nosso olhar, seriam contraditórios.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i19.219
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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
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