Next: Impactos
Up: SIGUS - Plataforma de
Previous: Cronograma
- Crescimento no número de aplicativos computacionais voltados para pessoas portadoras de deficiências.
- Maior facilidade na transformação de alguns resultados científicos, na área de visão computacional, em produtos.
- Fortalecimento de grupos de pesquisa nas área de visão computacional, aprendizagem de máquina e tecnologia adaptativa no Mato Grosso do Sul.
- Aceleração no processo de desenvolvimento de aplicativos completos envolvendo técnicas de PDI, aprendizagem computacional, tecnologia adaptativa.
- Aumento nas possibilidades de inclusão digital, e consequentemente, social, de pessoas com determinadas deficiências físicas.
- Novas estratégias para avaliação de algoritmos de aprendizagem incremental serão desenvolvidas.
- Resultados de análises empíricas de algoritmos de aprendizagem, aplicados a problemas relacionados com extração de atributos a partir de imagens digitais, serão obtidos mais facilmente.
- Disponibilização do primeiro banco de imagens de sinais LIBRAS especialmente criado para a realização de experimentos com algoritmos de reconhecimento de padrões, visão computacional e aprendizagem de máquina (existe um banco de imagens similar para a American Sign Language - ASL [31], no entanto, ele é inapropriado para experimentos com LIBRAS - uma linguagem completamente diferente da ASL).
Hemerson Pistori
2005-09-16