Sibgrapi 2008 - Workshop on Applications of Computer Graphics and Image Processing to Agribusiness and Environment

-   Editorial (in portuguese)
-   Accepted Work
-   Program Committee
-   Full WAGAE proceedings



   Bem-vindos ao primeiro Workshop on Applications of Computer Graphics and Image Processing to Agribusiness and Environment (WAGAE) que faz parte do Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI 2008).

   O agronegócio brasileiro é um setor da economia com grande capacidade de geração de empregos e movimenta algo em torno de US$ 200 bilhões por ano. Dentre os seus maiores desafios, encontram-se a busca por melhores índices de produtividade e o atendimento à sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção. A agricultura vem apontando para o uso e a difusão de novos métodos e aderência às praticas multidisciplinares com a busca de soluções nas diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, uma série de soluções para os problemas que se apresentam tem sido obtida com base na computação gráfica e no processamento de imagens.

   O WAGAE tem por objetivo discutir a construção de soluções para problemas que visem sistemas de suporte às decisões, incluindo modelagem e simulação de agroecossistemas, análise de risco e prescrições de manejo nos níveis cognitivo, analítico e de síntese.

   O agronegócio é o setor mais importante da economia da região onde o SIBGRAPI 2008 está sendo realizado e contribui significativamente para a economia do País. Este evento torna-se relevante para o desenvolvimento da área e para o enriquecimento dos pesquisadores e dos estudantes.

   Agradecemos aos autores que submeteram trabalhos ao WAGAE e ao Comitê de Programa pela sua substancial contribuição nas avaliações.


   Campo Grande, outubro de 2008.



     Paulo Cruvinel and Milton Romero
     Organização do WAGAE SIBGRAPI 2008


Topo

Accepted Work

Avaliação das técnicas de filtragem de Kalman e suavização Rauch-Tung- Striebel para a melhoria da qualidade de imagens tomográficas de solos agrícolas
Marcos A. M. Laia (Universidade Federal de São Carlos)
(pag 1 - 10) (paper)

This work presents the space variant noise filtering of tomographic projections based on the Kalman filter. For development and filter selection it were evaluated different modalities of the Kalman filter included the use of artificial neural network. Results were analyzed by means of Improvement in Signal to Noise Ratio (ISNR) measurements, which were obtained in a region of interest (ROI) on the resultant images, reconstructed with the use of a backprojection algorithm. In this context the results qualified the extended Kalman filter with neural network (joint estimation) having three layers (multilayer perceptron) as the best option for filter for soil science tomography.

 
Modelo de Visualização 2D e 3D de Imagens Tomográficas de Raios X de Amostras Agrícolas, Baseado em Técnicas de Processamento Paralelo e Realidade Virtual
Maurício Fernando Lima Pereira (Embrapa Instrumentação Agropecuária) and Leonardo Castro Botega (Departamento de Computação - Universidade Federal de São Carlos)
(pag 11 - 20) (paper)

Neste trabalho é apresentado um modelo para reconstrução e visualização bidimensional(2D) e tridimensional(3D) de imagens tomográficas de raios X, para aplicação na área de físicas de solos. O modelo engloba a filtragem de projeções a priori para eliminação de ruídos, a paralelização dos algoritmos de reconstrução tomográfica 2D e 3D, sendo esta baseada em inserção de planos virtuais através de um algoritmo de interpolação por B-Spline-Wavelets. Completando o modelo, foram desenvolvidos um ambiente para visualização de cortes e extração de atributos de densidade e coeficiente de atenuação linear e dois ambientes de visualização 3D baseados em biblioteca Visualization Toolkit (VTK) e em técnicas da Realidade Virtual (RV). Os resultados mostraram que houve uma redução do tempo de reconstrução das imagens das amostras e que estes ambientes auxiliam os usuários na análise de amostras de solo, permitindo a extração de medidas de forma interativa e não invasiva.

 
Uso de Imagens Digitais em Mensurações de Coeficientes Técnicos Agropecuários
Fábio Diniz Rossi, Claudino Andrighetto, and Otoniel Geter Lauz Ferreira (Unidade de Ensino Descentralizada de Santo Augusto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves)
(pag 21 - 28) (paper)

Na agropecuáia, a medição de áreas é de grande importância em estudos sobre crescimento e melhoramento vegetal e animal, permitindo a seleção de plantas mais eficientes e/ou melhores ajustes nas taxas de produção animal. Entretanto, nenhuma das atuais técnicas de medição de áreas através de imagens digitais é satisfatória, pois exigem intervenções manuais na preparação ou mesmo na edição das imagens. Neste artigo, apresentamos um sistema computacional, que visa à automatização e praticidade na determinação de áreas baseadas em imagens digitais e que, de maneira simples, rápida e de baixo custo, possibilita a visualização de relatórios que possibilitam análises acerca dos objetos de estudo.

 


Topo

Program Committee

Chairs: Paulo Cruvinel (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa)
Milton Romero (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS)


Hemerson Pistori (UCDB)
Jacob Scharcanski (UFRGS)
Joaquim Teixeira de Assis (UERJ /IPRJ)
José Saito (UFSC)
Luiz Colnago (Embrapa)
Marco Alvarez (Utah State University)
Vilma Alves de Oliveira (USP)

Reviewers

Hemerson Pistori (UCDB)
Jacob Scharcanski (UFRGS)
Joaquim Teixeira de Assis (UERJ /IPRJ)
José Saito (UFSC)
Luiz Colnago (Embrapa)
Marco Alvarez (Utah State University)
Vilma Alves de Oliveira (USP)


Topo