“Jure”: a educação do corpo e a expressão da identidade bororo na dança

Félix Rondon Adugoenau, Beleni Saléte Grando, Neide da Silva Campos, Sueli de Fátima Xavier Ribeiro

Resumo


Neste artigo, tecemos considerações sobre uma manifestação da cultura e identidade do Povo Bororo a partir do diálogo com o contexto sociocultural e histórico de Meruri, em Mato Grosso. O Jure como uma prática social se expressa como educação do corpo que se materializa na dança e no brincar possibilitando a compreensão de diferentes sentidos e significados em diálogo com a cosmologia complexa deste Povo que há 300 anos se mantém com a língua e os rituais a sua complexa estrutura social e formas de constituir suas identidades individuais e coletivas. A dança se constitui numa prática polissêmica cuja expressão revela quem são os corpos que dela participam e conforme os contextos essa transcende sua especificidade ritualística ou lúdica para promover interações e processos de educações dos corpos numa perspectiva intercultural.


Palavras-chave


“Jure”; povo Bororo; dança; Mato Grosso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v19i39.575

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