Xamanismo e resistência Guarani e Kaiowá: história e cosmopolítica em Laranjeira Ñanderú

Gabriela Barbosa Lima e Santos Zotti, Graziele Acçolini

Resumo


Em um contexto de luta por terras tradicionais, os povos Kaiowá e Guarani fazem da “retomada” um ato político e cosmológico. Após o esbulho territorial ao qual foram submetidos, eles se veem obrigados a repensar seu território, e fazem de maneira muito específica: englobando o karaí (não indígena) em seu tempo mítico. Do mesmo modo, a “retomada” pode ser considerada um ato mitoprático, restabelecendo uma dimensão (cosmo) política, em pleno ato de mobilização indígena. É nessa perspectiva que se propõe compreender a forma com que os Kaiowá do Tekoha Laranjeira Ñanderú contam e fazem história como respostas ao colonialismo e, ao mesmo tempo, buscam reaver seu Tekoha ao instaurar políticas cosmológicas, por meio da prática de reza e do nandereko (modo de ser das divindades).

Palavras-chave


etnologia indígena; Guarani e Kaiowá; retomadas; cosmopolítica; mitopráxis.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERT, Bruce. O ouro canibal e a queda do céu: uma crítica xamânica da economia política da natureza (Yanomami). In: ALBERT, Bruce; RAMOS, A. Rita (Org.). Pacificando o branco – cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 2002.

BRAND, Antonio. O impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá/guarani: os difíceis caminhos da palavra. 1997. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Porto Alegre, 1997.

BRUNELLI, Gilio. Do xamanismo aos Xamãs: estratégias Tupi-Mondé frente à sociedade envolvente. In: LANGDON, E. Jean Matteson (Org.). Xamanismo no Brasil: novas perspectivas. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 1996.

CARVALHO, Marivaldo Aparecido. Palavra e terra: princípios de uma pedagogia Guarani. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, SP, 2006.

CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Colonialismo, território e territorialidade: a luta pela terra dos Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP, 2013.

CRESPE, Aline Castilho. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: do tekoha à reserva, do tekoharã ao tekoha. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, 2015.

CRESPE, Aline Castilho. Acampamentos indígenas e ocupações: novas modalidades de organização e territorialização entre os Guarani e Kaiowá no município de Dourados - MS (1990-2009). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, 2009.

GALLOIS, Dominique Tikin. Nossas falas duras: discurso político e auto-representação Waiãpi. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, A. Rita (Org.). Pacificando o branco – cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 2002.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. In: LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e ciência. São Paulo: Perspectiva, 1970.

PEREIRA, Levi Marques. Imagens Kaiowá do sistema social e seu entorno. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2004.

SAHLINS, Marshall. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte I). Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 41-73, abr. 1997.

SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um ‘objeto’ em via de extinção (parte II). Mana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 103-50, out. 1997.

SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1974.

SZTUTMAN, Renato. O profeta e o principal: ação política ameríndia e seus personagens. São Paulo: Edusp, 2012.

VIETTA, Katya. Histórias sobre terra e xamãs Kaiowá: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowá de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.

 




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v19i38.533

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943