Violência epistêmica e a invenção do outro na narrativa “O Pajé de Cristo”, de Homer Dowdy

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Sônia Maria da Silva Araújo

Resumo


O pensamento materializado na forma de escritos é um importante recurso para disseminação de valores, conhecimentos e ideologias. A obra “O Pajé de Cristo”, de Homer Dowdy, narra o processo de conversão dos povos indígenas Wai-wai ao cristianismo evangélico pelos missionários norte-americanos, o que se dá por meio da descrição de práticas educativas de catequização, fundamentadas na lógica da dominação e da superioridade epistêmica. O principal objetivo deste estudo é identificar as estratégias persuasivas utilizadas pelo autor-narrador para convencer o leitor de que o processo de conversão dos povos Wai-wai ao cristianismo evangélico foi necessário, mesmo num contexto em que conhecimentos e valores se explicam e se confrontam. Como referência, apresentamos algumas aproximações entre a corrente teórica Pós-Colonial e a perspectiva Decolonial, no que toca à crítica epistemológica, sobretudo para questionar o discurso imperialista norte-americano, engendrado pelos missionários evangélicos. O resultado deste estudo tem sido a necessidade de reinterpretação e de reescrita das narrativas sobre os povos indígenas da Amazônia como resposta ao colonizador.


Palavras-chave


Violência epistêmica; Práticas educativas; Pós-Colonial; Decolonialidade

Texto completo:

PDF

Referências


BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio/ago. 2013.

BRAGA, M. L. S. Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez, 1980.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DOWDY, H. E. O pajé de Cristo: uma história do amor de Deus operando milagres nas selvas da Amazônia. Tradução de Fausto Camargo César. New York: Harper &Row, 1963; São Paulo: Sepal, 1997. Título original: Christ’switchdoctor.

FERREIRA, M. K. L. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: FERREIRA, M. K. L.; LOPES DA SILVA, A. (Org.). Práticas pedagógicas na escola indígena. São Paulo: Globo, 2001.

FOCK, N. Waiwai: religion and Society of Amazonian tribe. Copenhagen: The National Museum, 1963.

FRIKEL, P. Dez anos de aculturação Tiriyó. Mudanças e Problemas (1960-1970). Boletim MPEG, Belém, PA, Publicações Avulsas, n. 16, 1971.

FIORIN, J. L. Língua, discurso e política. Alea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 148-65, 1995.

HOWARD, C. A domesticação das mercadorias: estratégias Waiwai. In.: ALBERT, B.; RAMOS, A. R. (Org.). Pacificando os brancos: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 2001.

LAS CASAS, F. B. de. O paraíso destruído: a sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM, 2008.

MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.

______. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.

______. Histórias globais/projetos locais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento limiar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

OLIVEIRA, L. V. de. O cristianismo evangélico entre os Waiwai: alteridade e transformações entre as décadas de 1950 e 1980. Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional/PPGAS, 2010.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

______. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciencias sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005. Colección Sur Sur.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n.79, p.71-94, nov. 2007.

WALSH, C. Interculturalidad y colonialidad del poder. Um pensamiento y posicionamiento “outro” desde la diferencia colonial. In: GOMEZ, S. C.; GROSFOGUEL, R. (Org.). El giro decolonial. Reflexiones para uma diversidad epistêmica mas allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores/Universidad Central/Pontifícia Universidad Javeriana, 2007. p. 47-62.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v18i37.516

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943