Breve descrição sobre os kaiowá e guarani na graduação e pós-graduação

Celuniel Valiente

Resumo


A ciência indígena não pode ser caracterizada menos do que a ciência Ocidental, mas sim pensar a interação ou o dialogo entre esses diferentes conhecimentos que existem no mundo, e também tirar os conhecimentos indígenas da concepção tradicional, ou seja, descartar da esfera da antiguidade ao qual se percebe como antigo e ultrapassado, olhar mais profundo desses conhecimentos percebe-se o valor epistemológico que ele possui. Nesse pequeno artigo, pretendo conforme a minha experiência acadêmica e com as leituras bibliográficas  refletir sobre os kaiowá e Guarani nas graduações e pós-graduação (mestrado e doutorado), e como também sobre as produções indígenas nas universidades.


Palavras-chave


Kaiowá e Guarani, Universidade, antropologia indígena

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Elda Vasques. Educação Escolar Indígena e os processos próprios de aprendizagens: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na comunidade indígena de Amambai, Amambai-MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2012.

BARRETO, João Paulo Lima. WaiMahsã: peixes e humanos um ensaio de antropologia indígena. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 2013.

BARRETO, João Paulo Lima, MENDES, Gilton. De peixes e homens: por uma outra antropologia. Les Temps Modernes, n. 686, nov./dez. 2015.

BENITES, Eliel. Oguata Pyahu (Uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da Aldeia Te’ýikue. 2014. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS,  2014.

BENITES, Tonico. Os antropólogos indígenas: desafios e perspectivas. Novos Debates, Brasília, v. 2, n. 1, janeiro, 2015.

______. Rojerokyhina há roikejevytekohape (rezando e lutando): o movimento histórico dos AtyGuasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2014.

JOÃO, Izaque. JakairaRekoNheypyrũMarangatuMborahéi: origem e fundamentos do canto ritual JerosyPuku entre os kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso Do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LESCANO, Claudemiro Pereira. Tavyterã Reko Rokyta: os pilares da educação guarani kaiowá nos processos próprios de ensino e aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2016.

SANTOS, Gilton Mendes dos; DIAS JR., Carlos Machado. Ciência da floresta: por uma antropologia no plural, simétrica e cruzada. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 52, n. 1, jan. 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v18i36.502

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943