Laudinhos antropológicos: As crianças indígenas e os processos de demarcação de terra
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALBERT, Bruce. O ouro canibal e a queda do céu: uma crítica xamânica da economia política da natureza. In: ALBERT, B.; Ramos, A. R. Pacificando o branco. Cosmologias do contato no Norte Amazônico. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
ALVARES, Myriam. Kitoko Maxakali: a criança indígena e os processos de formação,
aprendizagem e escolarização. Revista Anthropológicas, Recife, n. 15, v. 1, p. 49-78, 2004.
BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Tomke Lask (Org.). Rio de Janeiro: Contracapa, 2000.
______. Other knowledge and other ways of knowing. Journal of Anthropological Research, v. 51, n. 1, p. 65-8, 1995
______. Cosmologies in the making. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
______. Ritual and Knowledge among the Baktaman of New Guinea. New Haven: Yale University Press, 1975.
BATESON, Gregory. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution and epistemology. Londres: Jason Aronson Inc., 1972.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: ______. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CODONHO, Camila. Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas Galibi-Marworno. Tellus, Campo Grande, MS, ano 9, n. 17, p. 137-61, jul./dez. 2009.
COHEN, Emma. Anthropology of knowledge. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 16, n. 1, p. 193-202, 2010.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. (Coleção Passo a Passo; 57).
______. A criança, o aprendizado e a socialização na antropologia. In: SILVA, A. L. da; NUNES, A.; MACEDO A. V. L. da S. Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
______. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2000.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
HIRSCHFELD, Lawrence. Why don’t anthropologists like children? American Anthropologist, v. 104, n. 2, p. 611-27, 2002.
INGOLD, Tim. Culture, nature, environment: steps to an ecology of life. In: ______. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000. p. 13-26/420-421.
LASMAR, Cristiane. Conhecer para transformar: os índios do rio Uaupés (Alto Rio Negro) e a educação escolar. Tellus, Campo Grande, MS, ano 9, n. 16, p. 11-33, jan./jun. 2009.
LEITE, Ilka Boaventura (Org.). Laudos periciais antropológicos em debate. Florianópolis: NUER/ABA, 2005.
LOPES DA SILVA, A; NUNES, A.; MACEDO, A. V. L. S. Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002. (Coleção Antropologia e Educação).
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Tradução de Mauro W. B. de Almeida. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária; Editora da Universidade de São Paulo, 1969. Volume 2.
MELLO, Flávia. Ciclo de Discussão sobre experiências e pesquisas a respeito da educação e infância indígena. Projeto Educação e Infância Indígenas, NEPI/UFSC. Florianópolis, 2006.
MIRANDA, Sarah. Aprendendo a ser Pataxó: um olhar etnográfico sobre as habilidades produtivas das crianças de Coroa Vermelha, Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2009.
RIBEIRO, Darcy. Diários índios: os Urubus-Kaapor. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SOUSA, Emilene Leite de. Infância e pobreza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13. Anais... Recife: UFPE, 2007.
TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Múltiplas infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola ou A Sociedade contra a Escola. In: ENCONTRO DA ANPOCS, 33. Anais... Caxambu, 2009.
______. Concepções indígenas de infância no Brasil. Tellus, Campo Grande, MS, ano 7, n. 13, p. 11-25, out. 2007.
______. Escola Indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, A. L.; FERREIRA, M. K. L. (Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.
TASSINARI, Antonella; COHN, Clarice. ‘Opening to the other’: schooling among the Karipuna and Mebengokré-Xikrin of Brazil. Anthropology & Education Quarterly, v. 40, n. 2, p. 150-69, jun. 2009.
VASCONCELOS, Viviane C. C. Tramando redes: parentesco e circulação de crianças Guarani no litoral de Santa Catarina. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2011.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-43, 2006.
______. Perspectivismo e multinaturalismo na américa indígena. In: ______. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v18i35.490
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943