Minhas histórias, minhas memórias

Maioque Rodrigues Figueiredo

Resumo


O presente artigo, retrata da trajetória de um pesqisador Terena, eperiencia e construçao da identidade.


Palavras-chave


educação, militante e identidade

Texto completo:

PDF

Referências


ASCHIDAMINI, Ione Maria; SAUPE, Rosita. Grupo focal, estratégia metodológica qualitativa: um ensaio teórico. Cogitare Enfermagem, v. 9, n. 1, p. 9-14, 2004.

AZANHA, Gilberto. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.2, n.1, p.61-111, jul. 2005.

BENITES, Eliel. Oguatapyahu (uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da reserva indígena Te’ýikue - UCDB, Campo Grande MS. 2014

BHABHA, Homi, locais de cultura.In: BHABHA, Homi, K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.p. 19-42.

BRASIL, DF, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm, Acessado em: 04/02/2017.

BRASIL, Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificandoa escola Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), Brasília, DF. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).Brasília:MEC. 1998.

BRASIL. MEC/SEF. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS. em:http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/01.pdf,aceso em 12-09-13.

BITTENCOURT, Circe Maria, LADEIRA, Maria Elisa. A História do Povo Terena, – Brasília: MEC, 2000.

CARDOSO, de Oliveira Roberto: O trabalho do antropólogo. 2. ed. / Roberto Cardoso de Oliveira. Brasília: Paralelo 15, São Paulo Editora, UESP, 2000. 220 p.

ver COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. ProtoAlegre: Mediação 1996b

ver COSTA, Marisa Vorraber& BUJES, Maria Isabel Edelweis. (Orgs). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras.Rio de Janeiro DP&A, 2005.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hibridas, poderes oblíquos. In: CANCLINI, Nestor Garcia. Cultura hibridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003. P. 283-350

EREMITES, Jorge de Oliveira, PEREIRA, Levi Marques: “Duas no pé e uma na bunda”: da participação terena na guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança à luta pela ampliação dos limites da Terra Indígena Buriti. UFGD, Dourados, 2007.

DAL’IGNA,Maria Claudia. Família S/A: um estudo sobre a parceria família-escola / Maria Claudia Dal’Igna. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

HALL, Stuart, Identidade culturais na pós-modernidade, Rio de Janeiro: DP&A, 1997

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade?. In: SILVA, Tomas Tadeu (org.). Identidade e diferença:a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.p. 103-133.

Hall. Stuart, Da diáspora: Identidades e mediações culturais / Stuart Hall; Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende ...letall - Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

KLEIN, Carin e DAMICO, José – O uso da etnografia pós moderna para inverstigação de políticas públicas de inclusão social. In: PARAISO, M. A. e MEYER, D. E. (org.) - Metodologia de pesquisa pós-crítica em educação. Belo Horizonte: MAZZA Edições, 2012. 63-85

LESCANO, Claudemiro Pereira, Tavyterã Reko Rokyta: Os pilares da educação Guarani Kaiowá nos processos próprios de ensino e aprendizagem. UCDB, Campo Grande MS. 2016.

LUDKE,M e ANDRÉ,M.Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUCIANO, Gersen José dos Santos, Educação para o manejo do mundo: Entre a escola ideal e a escola real no Alto Rio Negro/ -Rio de Janeiro, 2013.

LUCIANO, Gersen José dos Santos,EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: AVANÇOS, LIMITES E NOVAS PERSPECTIVAS - 36ª Reunião Nacional da ANPED – Goiânia-GO; 29 de setembro a 02 de outubro de 2013,

LUCIANO,GersenJosé dos Santos . O índio brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas do Brasil – Brasília Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. LACED/Museu Nacional, 2006.

Métodos de pesquisa/ [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenada pela Universidade Aberta do Brasi - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural daSEAD/UFRGS - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. https://books.google.com.br/books?id=dRuzRyEIzmkC&pg=PA88&lpg=PA88&dq=di%C3%A1rio+de+campo+um+instrumento+de+reflex%C3%A3o+falkembach&source=bl&ots=91WcZ_mqGB&sig=Y7j1jVtBkCFdxcbHgEI21_wioC4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi138qoiYPSAhXBjpAKHailACI4ChDoAQg6MAY#v=onepage&q=di%C3%A1rio%20de%20campo%20um%20instrumento%20de%20reflex%C3%A3o%20falkembach&f=false. acessado:09/02/2017, 11:21

NASCIMENTO, Adir Casaro e VIEIRA Carlos Magno Naglis: A ESCOLA INDÍGENA GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL: experiência emancipatória de educação indígena. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011 1. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300889820_ARQUIVO_AnpuhNacional.pdf

NASCIMENTO, Adir Casaro. Escola Indígena Guarani/ Kaiowá no Mato Grosso do Sul: asConquistas e o discurso dos professores – índios. VI EPECO – Encontro de Pesquisadores em Educação do Centro-Oeste, Campo Grande/MS-18 a 20 de junho de 2003. Texto publicadoem CD – ROM/Anais do evento.

NASCIMENTO, Adir Casaro; VINHA, Marina. A educação intercultural e a construção da escola diferenciada indígena. In: Marilda Garcia Bruno; Renato Suttana. (Org.). Educação, Diversidade e Fronteiras da in/exclusão. 01 ed. Dourados: Editora da UFGD, v. 01, p. 59-80, 2012.

NASCIMENTO,Adir Casaro, Dossiê: “Inter/mutil-culturalidade e formação de professores”Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível.Séries-Estudo - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande, MS, n. 37, p. 33-46, jan./jun. 2014.

NASCIMENTO, Adir Casaro, URQUIZA A. H. Aguilara.CURRÍCULO, DIFERENÇAS E IDENTIDADES: tendências da escola indígena Guarani e Kaiowá. – UCDB/Brasil l – UFMS/Brasil. Campo Grande-MS. 2010

.

OLIVEIRA, João Pacheco, FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença Indígena na Formação do Brasil – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

REIS, Marilena Dias Barreto dos. Projeto Terena: a conquista de um povo. Campo Grande MS. 2005.

SILVEIRA, Éder da Silva. História Oral e Memória: pensando um perfil de historiador etnográfico. Docente no Curso de História da Universidade Luterana do Brasil, campus São Jerônimo/RS.Julio... Dezembro. 2007.

SOUZA,Teodora. Educação escolar indígena e as políticas públicas no município de Dourados/MS – UCDB, Campo Grande MS, 2010.

URQUIZA, Antonio H. Aguilera, organizador: Cultura e história dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul. Campo Grande MS, Ed. UFMS. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v17i33.452

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943