Etnoecologia indígena: saberes e fazeres culturais no cotidiano Tentehar

Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva

Resumo


Descreve e analisa as culturas que informam a etnoecologia dos Tentehar, inscrita nos saberes e fazeres da vida cotidiana e na ancestralidade da Aldeia Indígena Juçaral, localizada na porção sudoeste da terra indígena Arariboia, situada no município de Amarante, MA. Visa ao conhecimento, à compreensão e à visibilização de seus saberes e práticas culturais como espaços de sociabilidade, reconhecimento da ancestralidade e da tradição oral por meio da análise reflexiva dos achados da pesquisa. Origina da seguinte questão de pesquisa: Que saberes culturais locais podem ser identificados nos processos e práticas sociais cotidianas dos Tentehar da aldeia Juçaral? A abordagem metodológica foi a qualitativa, com os procedimentos de uma pesquisa etnográfica aplicada à educação. A produção dos dados permitiu a construção de uma cartografia de saberes e práticas culturais presentes nesse cotidiano. Os resultados indicam que ainda é preservado um conjunto de saberes culturais relacionados à tradição oral dos Tentehar, sustentado numa relação de proximidade com os seres da natureza e em constante diálogo com o sobrenatural; na floresta, nas matas está fincada a base da sua vida material. Esses saberes podem ser observados nos seus diferentes rituais. Rituais que promovem o enraizamento cultural reatualizando eventos do cotidiano e regras culturais. Dessa forma, evocam a identidade cultural e o ethos dos Tentehar, em uma relação simbiótica entre natureza e a sobrenatureza.


Palavras-chave


etnoecologia; saberes culturais Tentehar; tradição oral; conhecimentos tradicionais.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBEVILLE, C. D’. História da missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas. Tradução de Sérgio Milliet. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.

ALBUQUERQUE, M. B. B. Beberagens indígenas e educação não escolar no Brasil colonial. Belém, PA: FCPTN, 2012.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2007.

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARROS, M. M. dos S.; ZANNONI, C. Reflexões sobre a festa do mel tenetehara. Cadernos de Pesquisa, São Luís, MA, v. 17, n. 1, p. 28-35, jan./abr. 2010.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.

______. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.

CASCUDO, L. da C. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012.

CASTORIADIS, Cornélius. instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

CERRATINGA. Buriti. [s.d.]. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/buriti>. Acesso em: 14 abr. 2017.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FARES, J. A. Cartografia poética. In: OLIVEIRA, I. A. de (Org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém, PA: EDUEPA, 2008. p. 101-110.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 1979.

LOUREIRO, J. de J. P. Olhar ontológico. In: MAUÉS, R. H.; VILLACORTA, G. M. (Org.). Pajelanças e religiões africanas na Amazônia. Belém, PA: EDUFPA, 2008. p. 357-60.

LOUREIRO, V. Amazônia: estado, homem, natureza. Belém, PA: CEJUP, 1992.

MARTINS, J. de S. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.

MCLAREN, P. Rituais na escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

MUNDURUKU, D. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

OLIVEIRA, I. A.; MOTA NETO, J. C. da. A construção das categorias de análise na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, I. A.; MARCONDES, M. I.; TEIXEIRA, E. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém, PA: EDUEPA, 2011. p. 161-79.

PANTOJA, M. C. et al. O potencial do guarumã como bioadsorvente para remoção de metais em solução aquosa. 2015. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos/5/7358-21143.html)>. Acesso em: 14 abr. 2017.

RIBEIRO DE SÁ, Maria José. Saberes culturais Tentehar e Educação Escolar Indígena na Aldeia Juçaral. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, 2014.

RODRIGUES, D. de S. S. et al. Cultura, cultura popular amazônica e a construção imaginária da realidade. In: OLIVEIRA, I. A. de; SANTOS, T. R. L. dos (Org.). Cartografias de saberes: representações sobre a cultura amazônica em práticas de educação popular. Belém, PA: Eduepa, 2007. p. 21-36.

SILVA, M. das G. et al. Cartografias e método(s): outros traçados e caminhos metodológicos para a pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, I. A.; MARCONDES, M. I; TEIXEIRA, E. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém, PA: EDUEPA, 2012. p. 59-78.

SZYMANSKI , H. (Org.). A entrevista na educação: a prática reflexiva. 4. ed. Brasília: Líber Livro, 2004.

VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstância da alma selvagem – e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

WALGLEY, C.; GALVÃO, E. Os índios tenetehara (uma cultura em transição). Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Imprensa Nacional, 1961.

ZANNONI, C. Conflito e coesão: o dinamismo tenetehara. Brasília: Conselho Indigenista Missionário, 1999.

 

 




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v17i33.447

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943