O que pesquisas brasileiras sobre educação escolar indígena revelam?

Anatália Daiane de Oliveira, Marli Lúcia Tonatto Zibetti

Resumo


O presente trabalho é um artigo de revisão bibliográfica baseado em um levantamento realizado em 2014 junto a Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre o estado do conhecimento na temática da escolarização e da educação escolar indígena. O artigo tem como objetivo compreender como está configurado esse campo de pesquisa a partir das produções realizadas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. Entre os resultados obtidos, percebe-se que há poucos trabalhos na área de Psicologia que tratam da escolarização e da educação escolar indígena e que apesar das dificuldades e contradições que a educação escolar indígena apresenta em diferentes contextos no âmbito nacional, os povos indígenas ouvidos atribuem um grande valor à escola, lutando e querendo essa instituição em suas aldeias, como elemento fundamental para o fortalecimento de sua identidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i29.361

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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943