Formação indígena para a docência: o que revelam as produções acadêmicas em 16 anos de pesquisas?

Laudinéa de Souza Rodrigues, Simone Albuquerque da Rocha, Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Resumo


Este texto apresenta um levantamento das produções sobreformação indígena para a docência nos últimos 16 anos no Brasil. Oobjetivo foi o de analisar o volume e o teor dos trabalhos acadêmicosreferentes à temática no Banco de Teses e Dissertações da CAPES,em periódicos, bem como em anais da ANPEd, com o recorte para operíodo de 1997 a 2012. O trabalho apresenta uma discussão acerca depolíticas públicas que respaldam a formação de professores indígenas,delineia alguns aspectos da formação docente de uma maneira geral,descreve detalhadamente o percurso metodológico da investigação,também apresenta gráfi cos, tabelas e a análise dos dados. Numaabordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa apontou que, noano de 2012, houve um grande crescimento de produções acerca datemática e que, das 220 etnias do país, apenas 80 delas foram estudadaspor pesquisadores.Palavras-chave: estado da arte; formação para a docência indígena;povos indígenas do Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i25.335

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943