Formação indígena para a docência: o que revelam as produções acadêmicas em 16 anos de pesquisas?
Resumo
Este texto apresenta um levantamento das produções sobreformação indígena para a docência nos últimos 16 anos no Brasil. Oobjetivo foi o de analisar o volume e o teor dos trabalhos acadêmicosreferentes à temática no Banco de Teses e Dissertações da CAPES,em periódicos, bem como em anais da ANPEd, com o recorte para operíodo de 1997 a 2012. O trabalho apresenta uma discussão acerca depolíticas públicas que respaldam a formação de professores indígenas,delineia alguns aspectos da formação docente de uma maneira geral,descreve detalhadamente o percurso metodológico da investigação,também apresenta gráfi cos, tabelas e a análise dos dados. Numaabordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa apontou que, noano de 2012, houve um grande crescimento de produções acerca datemática e que, das 220 etnias do país, apenas 80 delas foram estudadaspor pesquisadores.Palavras-chave: estado da arte; formação para a docência indígena;povos indígenas do Brasil.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i25.335
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943