Fontes históricas para a avaliação da escola indígena no Brasil

José Ribamar Bessa Freire

Resumo


O artigo discute o processo de avaliação da educação escolar indígena, numa perspectiva histórica. Identifica algumas fontes documentais em arquivos de âmbito estadual e nacional, úteis para avaliar a trajetória da escola destinada aos índios no período colonial, no Impérioe na República, incluindo as experiências realizadas nos últimos vinte anos. Exemplifica com algumas cartas e crônicas dos jesuítas, que oferecem dados sobre a metodologia de ensino no período colonial e os seus resultados. Destaca, no século XIX, a avaliação das escolas do rio Negro e do rio Solimões, feita pelo poeta Gonçalves Dias, nomeado visitador das escolas públicas de primeiras letras da Província do Amazonas, cujo relatório é a primeira etnografia de sala de aula.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i3.26

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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943