Desconstruindo estereótipos: apontamentos em prol de uma prática educativa comprometida eticamente com a temática indígena

Ana Paula Gomes Mancini

Resumo


O estereótipo e o preconceito, construídos historicamente, têm marcado profundamente a maneira como o índio tem sido representado na/pela sociedade brasileira. Pensar a temática indígena na educação implica desconstruir os equívocos geradores de preconceitos reproduzidos historicamente em diversos espaços educativos. Esta vertente nos remete a uma região de pesquisa que tem buscado dar visibilidade aos indígenas como sujeitos da história, enquanto grupos/povos etnicamentee socio culturalmente diferenciados. Propiciar a reflexão e a tomada de atitudes mais positivas em torno do assunto é o objetivo deste trabalho o qual se propõe a discutir alguns estereótipos e preconceitos mais recorrentes sobre os indígenas mediante a leitura crítica de situações do cotidiano embasada pela apresentação de referencial bibliográfico sobre a questão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i16.185

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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943