“Agroecologia em terras indígenas”: das fronteiras da sustentabilidade à política de educação intercultural

Tércio Fehlauer, Caroline Ayala

Resumo


A agroecologia, mesmo essencialmente crítica, vem manifestando limitações na relação com os povos indígenas. O desafio agroecólogico proposto para uma relação intercultural afirmativa dizr espeito à superação das posturas etnocêntricas e hierarquizantes recorrentes em seus discursos. Neste sentido, a conformação da política pedagógica de um curso superior de agroecologia para indígenas (curso“Agroecologia em Terras Indígenas”) vem possibilitar a criação de um espaço pedagógico intercultural que reconheça e compreenda as dinâmicas produtivas indígenas nos seus próprios termos e circunstâncias, libertos de determinismos conceituais e da imposição de grades interpretativas alheias. Esta premissa de conhecimento social passa a balizar a construção da sustentabilidade em Terras Indígenas e suas experiências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i12.130

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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
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