Balanço da educação escolar indígena no município de Dourados

Renata Lourenço Girotto

Resumo


O artigo procura demonstrar alguns aspectos do processo de educação escolar indígena em Dourados, MS. De uma política educacional de caráter integracionista e disciplinadora, com vistas a garantir o prosseguimento do processo civilizatório de cunho capitalista, intentam se novas possibilidades de conquista da escola por parte dos indígenas, voltadas para projetos políticos de afirmação étnica. A experiência destes, especialmente na Reserva de Dourados, assume particularidades especiais porque ela se caracteriza como uma comunidade multiétnica, que abriga índios de três etnias, o que envolve disputas inter-étnicas, diferenças sócio-econômicas e culturais, que se manifestam de formas diversas na escola e requerem uma multiplicidade de estratégias para ampliar a capacidade de ação dos professores e da comunidade escolar como um todo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i11.106

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ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943