Globalização, educação e diversidade cultural

José Marín

Resumo


O artigo aborda a problemática da globalização e suas conseqüências na preservação da biodiversidade, a diversidade cultural e educação. As considerações apóiam-se na perspectiva histórica da ocidentalização do mundo, iniciada a partir da dominação colonial européia após o século XV. Essa dominação do etnocentrismo ocidental, atualmente justificado pela ideologia neoliberal, controla o domínio econômico e financeiro, a informação e as comunicações a partir das grandes empresas multinacionais e busca impor uma padronização cultural. Essa Globalização não tem um projeto de uma sociedade viável. Nossa análise desenvolveu-se a partir de uma reflexão intercultural sobre os relacionamentos entre o local e o global e busca compreender a Globalização dentro de aspectos diferentes e dentro de suas conseqüências. A educação, conhecida como responsável para a transmissão das visões de mundo, dos sistemas de valores e dos conhecimentos, diante do enorme desafio histórico de defender a preservação da biodiversidade e a diversidade cultural, como uma condição primária para imaginar a sobrevivência de nossas sociedades.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20435/tellus.v0i11.104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1519-9452 - até TELLUS ano 14, n. 27, jul./dez. 2014
ISSN Eletrônico: 2359-1943