Do Canônico e do Hegemônico na Apropriação do Preconceito Racial em Crianças

Rebeca Oliveira Duarte, Antonio Roazzi

Resumo


Este estudo visa trazer a reflexão sobre a apropriação do racismo entre crianças, relacionando os construtos do
canônico, examinado por Bruner em sua obra Actos de Significado (2008), e do hegemônico em Gramsci, em
Cadernos do Cárcere (tradução, 2004). Sob essas conceituações, são trazidas as formulações a respeito de como a
criança realiza a habilidade de marcar o que é culturalmente canônico, relacionando-as aos conceitos de hegemonia,
ideologia e senso comum. Se a estrutura narrativa possibilita compreensões ainda pré-linguísticas de significados
(Bruner, 2008), conclui-se que haveria o início de uma internalização do racismo hegemônico anterior mesmo à
expressão linguística pela criança, sugerindo reflexões acerca da superação do preconceito racial na infância.
Palavras-chave: Canonicidade; Hegemonia; Racismo.

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