Todo o código do programa será escrito em C++ e compilado através do gcc. Com isto pretendemos facilitar o porte do programa para diversas plataformas diferentes.
Uma vez que o maior problema de portabilidade em C é a interface gráfica, pretendemos utilizar, se possível, um pacote gráfico já existente e disponível nas principais plataformas. Este pacote deverá ser um freeware com fontes alteráveis, para que possamos expandi-lo, se necessário. A definição e adaptação do pacote gráfico deverá ser feita o mais rápido possível, para que possamos iniciar rapidamente a implementação da interface gráfica. A primeira versão deverá estar disponível tanto para Windows95 quanto para o Linux.
O interpretador deverá ser desenvolvido paralelamente ao restante do código, junto com os recursos que permitirão o estudo comparativo dos custos de cada algoritmo de ED.
A documentação dos módulos deverá ser produzida paralelamente ao desenvolvimento. Faremos também um estudo sobre as melhores formas de se traduzir um software. O resultado deste estudo deverá estar disponível antes do início da implementação dos código, uma vez que estes deverão ser construídos de forma a facilitar as traduções.