Conceitos | Exemplo | ||||||||||||||||||
Problema | Problema das 8 peças (8-puzzle) | ||||||||||||||||||
Espaço de Estados do Problema (Configurações Relevantes) |
...
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Estados Iniciais |
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Estados Meta (ou Alvo) |
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Operadores (Regras que permitem mudança de estado) |
"Mover espaço" para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. |
Representação de Operadores:
I - Se ( (B 1 2) (3 5 4) (6 8 7) ) então ( (1 B 2) (3 5 4) (6 8 7) )
II - Se Espaço em Linha X, Coluna Y então
Mova espaço
para Linha W, Coluna Z
Problema do Vasilhame: Dado um vasilhame de 4 e outro de 3 litros, sem marcação, colocar exatamente 2 litros de água dentro do vasilhame de 4 litros. Há uma bomba que pode ser usada para colocar água nos vasilhames, inicialmente vazios.Exemplo 2: Problema do Vasilhame (Livro da Elaine Rich)
Espaço de Estados: (0,0) (1,0) (1,0) (2,3) (4,3)
...
Estado Inicial: (0.0)
Estado Final: (2,n)
Operadores:
1. Se (x,y) e x < 4 entao
(4,y)
; Encher v4
2. Se (x,y) e y < 3 entao
(x,3)
; Encher v3
3. Se (x,y) e x > 0 entao
(0,y)
; Esvaziar v4
4. Se (x,y) e y > 0 entao
(y,0)
; Esvaziar v3
5. Se (x,y) e x+y >= 4 e y>0 entao (4,y-(4-x)) ;
Encher v4 usando v3
6. Se (x,y) e x+y >= 4 e x>0 entao (x-(3-y),3) ;
Encher v3 usando v4
7. Se (x,y) e x+y < 4 e y>0 entao
(x+y,0) ;
Despejar
v3 em v4
8. Se (x,y) e x+y < 3 e x>0 entao
(0,x+y) ; Despejar v4 em v3
Algumas Suposições Implícitas na
Descrição:
Conceitos | Exemplo |
Jogar, e se possível ganhar, uma partida de xadrez | |
Espaço de Estados - Configurações Relevantes | Situações possíveis para o tabuleiro |
Estados Iniciais | Situação inicial do tabuleiro |
Estados Meta | Situações do tabuleiro em que o computador ganha |
Operadores | Regras para movimentação de peças |
Avaliar as seguintes opções para representação de operadores:
I - Se "Matriz representando estado do tabuleiro"
então "Matriz com uma peça alterada"
II - Se "Peão Branco em (X,Y) e (Z,W)
está livre" então "Mova de (X,Y) para (Z,W)
Espaço de Estado: (C M B)
C - Total de Canibais na Margem Esquerda (3-C =
Total
de Canibais na Margem Direita)
M - Total de Missionarios na Margem Esquerda (3-M =
Total
de Canibais na Margem Direita
B - 1 = Barco na Margem Esquerda, 0 = Barco na
Margem Direita
Restricoes: 0 <= C,M <= 3
M >= C
0 <= B <=
1
Estado Inicial: (3 3 1) // 3 Canibais, 3 Missionários e 1
barco
na
margem esquerda.
Estado Meta: (0 0 0) // 0 Canibais, 0 Missionários e
1
barco
na margem direita.
Operadores: Movimentam canibais e missionários de um lado ao
outro do
rio.
Clique aqui
para acessar um applet que ilustra o problema.
5. Cubo Mágico: Encontrar um sequência de passos para resolver o cubo mágico a partir de qualquer configuração inicial.
6. Problema do Dominó: Formar um círculo com todas as peças do domínio, sem desobedecer as regras de "encaixe" do jogo.
7. 8-Rainhas: Distribuir 8 rainhas em um tabuleiro de xadrez de forma que nenhuma esteja sendo atacada (mesma linha, coluna ou diagonal).
Importante: Note que o caminho da busca não tem importância para os problemas 6 e 7.
8. Criptoaritmética: (Encontrar
substituições de
letras por números respeitando as regras da aritmética)
SEND + MORE ------ MONEY |
FIVE
FIVE + NINE ELEVEN ------ THIRTY |
DOS + DOS TRES ----- SIETE |
9. Resta-1: Criar um simulador para o conhecido jogo resta-1.
10. Coloração: Colorir um mapa utilizando no
máximo n-cores (n é determinado pelo
usuário). Ver disciplina Teoria dos Grafos para
informações de como modelar esse problema.