Trabalhos aprovados para apresentação oral

Segue abaixo a relação dos trabalhos aprovados para serem apresentados e fazer parte dos anais do V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: Profissionalização e Prática Docentes: políticas de formação, regulação, inovação e diversidade I Seminário da Associação Nacional de Política e Administração de Mato Grosso do Sul (ANPAE/MS).

Observações importantes:
  1. Os trabalhos encontram-se de acordo com o eixo de inscrição.
  2. Lembramos os autores e coautores, a necessidade de pagar a inscrição. Em caso de não pagamento de um deles, o trabalho não poderá ser apresentado e nem constar nos Anais do Evento.
  3. Atenção! Os trabalhos aprovados que não constam nesta relação deverão ser fixados no formato de pôster no saguão do anfiteatro da biblioteca no dia 18/11/13 a partir das 17h e deverão ser retirados no dia 20/11/13 às 18h.



Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 103)


Dia 19/11/2013 – Bloco B – Piso Superior - Setor A – Sala A 103 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Perrelli - Doutorando: Eduardo Luis Figueiredo de Lima
  Título   Autores
Entre o ensino e a inclusão: possibilidades para o ensino de biologia no ensino médio Vanessa Ramos Ramires
Airton José Vinholi Júnior
Práticas interdisciplinares: perfil antropométrico e avaliação neuromotora da flexibilidade dos alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS Julio César Paro
Márcia Maria de Azeredo Coutinho
Profissão professor: como estudantes em processo de formação inicial percebem o bom profissional Silvia Adriana Rodrigues
Alberto Albuquerque Gomes




Apresentações no dia 19/11/2013: das 15h30min às 17h (sala A 103)


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A – Sala A 103 - Das 15h30min às 17h
Coordenadora: Elisangela Alves da Silva Scaff - Doutoranda: Gisele Morilha Alves
  Título   Autores
O papel da universidade no cultivo da ciência e na formação de professores: saberes necessários à prática docente Jaime José Zitkoski
Ana Paula Noro Grabowski
O plano de ações articuladas (par) de formação continuada de professores: a materialização das ações na rede municipal de ensino de Bataguassu – MS Edinalvo Raimundo de Lima
A formação continuada de professores priorizada no plano de ações articuladas (par) de Corumbá, MS (2007-2010): fragilidades e potencialidades Elzanir Leandro Bandeira da Silva Monteiro
Márcia Regina do Nascimento Sambugari
A formação continuada dos professores de uma escola em tempo integral e suas contribuições para o bem estar docente. Pabliane Lemes
Eliane Greice Davanço
Formação de professores e desenvolvimento profissional no contexto escolar Thaís Cardozo de Souza dos Santos
Políticas de formação continuada e ciclo de vida profissional: as vozes dos professores alfabetizadores Silvia Cristiane Alfonso Viédes




Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 106) e das 15h30min às 17h (sala A 106)


Dia 19/11/2013 – Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 106 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Flavinês Rebolo - Doutoranda: Claunice Maria Dorneles
  Título   Autores
A formação do professor de sala de recurso multifuncional para atendimento de alunos com surdez e o bem-estar docente Ana Paula Teixeira Minari da Rosa
Flavinês Rebolo
Indicadores de matrículas de alunos com deficiência em atendimento educacional especializado e atividades complementares em Mato Grosso do Sul Celia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro
Andressa Santos Rebelo
Implicações das formações continuadas para professores que atuam com alunos com deficiência no ensino regular Camila Pereira Leijoto
Vânia Lima de Almeida
Inclusão escolar e formação docente: os olhares dos professores das salas de recursos multifuncionais do município de dourados-MS Hellen Cristiey Batista de Melo
Morgana de Fátima Agostini Martins
Indicadores de matrículas em atendimento educacional especializado no município de Corumbá (MS) Andressa Santos Rebelo


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 106 - Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profa. Dra. Flavinês Rebolo – Doutorando: José Paulo Gutierrez
  Título   Autores
Política de (con)formação de professores para o atendimento educacional especializado no cenário da racionalidade neoliberal Washington Cesar Shoiti Nozu
Marilda Moraes Garcia Bruno
Brinquedoteca: recursos lúdicos que trabalham a aprendizagem da criança, utilizando o brinquedo para superar dificuldades Carla Graciete Lima-Santos
Inclusão na educação infantil: os mecanismos legais que se intercruzam Marcelo Messias Rondon
A docência em serviço social: percursos e perspectivas Leandro Henrique de Araújo Leite
Heitor Romero Marques
Aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na escola de tempo integral : breve incursão epistemológica Aline Mara Alves Maciel
Celi Corrêa Neres




Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 107) e das 15h30min às 17h (sala A 107)


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 107 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Adir Casaro Nascimento - Doutorando: Antonio Carlos Seizer
  Título   Autores
A ludicidade e os contos no contexto pantaneiro e suas conexões com o processo de aprendizagem Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira
Jucimara Rojas
A importância da pedagogia social como embasamento teórico na formação de pedagogos para a prática pedagógica em contextos escolares e não escolares Alexandre Anastácio
Suzete Terezinha
Érico Ribas
Educação para as relações raciais no município de dourados/MS: a legislação e a ação docente Fernanda Alexandrina de Almeida
Wilker Solidade da Silva
Eugênia Portela de Siqueira Marques
O currículo em uma escola do campo de tempo integral: discussão de alguns desafios Gisele Morilha Alves
Formação de professores: as contribuições do centro de documentação em educação, diversidade cultural e linguagens de mato grosso do sul Kátia Cristina Nascimento Figueira
Léia Teixeira Lacerda
Maria Leda Pinto


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 107 - Das 15h30min às 17h
Profa. Dra. Adir Casaro Nascimento - Doutoranda: Valeria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni
  Título   Autores
A aprendizagem dos professores na atuação docente: desafios e histórias de formação na escola indígena bananal Micilene Teodoro Ventura
Léia Teixeira Lacerda
Onilda Sanches Nincao
Gênero e raça/etnia na formação docente: uma perspectiva de transformação Rosana Monti Henkin
Grupo de pesquisa formação e trabalho do educador em espaços escolares e não escolares Vanessa Soares dos Santos
Layze A. Herrera Cassanha
Edelir Salomão Garcia
Formação acadêmica na visão dos gestores escolares para a discussão das identidades/diferenças no ambiente escolar. Rose Cristiani Franco Seco Liston
Docentes de história em formação no cotidiano escolar: como as identidades negras lhes afetam? José Bonifácio Alves da Silva
José Licínio Backes




Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 110) e das 15h30min às 17h (sala A 110)


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala– A 110 Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Marta Brostolin Doutorando: Genivaldo Frois Scaramuzza
  Título   Autores
Formação do professor de educação infantil: uma identidade em construção Luci Carlos
Lucrécia Stringhetta
A sombra do pé de seriguela: a organização do espaço e do tempo num centro de educação infantil Arlei Guedes de Souza Arruda
Brincar é um direito das crianças pequenas? É sim senhor! Arlei Guedes de Souza Arruda


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 110- Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profa. Dra. Marta Brostolin - Doutoranda: Ana Paula Gaspar Melin
  Título   Autores
O professor e o coordenador pedagógico em um trabalho colaborativo - perspectivas de uma prática reflexiva na educação infantil Ana Cristina Cantero Dorsa
A narrativa de professores iniciantes a serviço da formação docente: diálogos e aprendizagens possíveis Ana Paula Gaspar Melim
Eliane Greice Davanço Nogueira
Afetividade na relação adulto-criança: as produções científicas com abordagem walloniana Fernanda Ribeiro da Silva
O desenvolvimento infantil por meio das linguagens artísticas Fernanda Soares Godoi Yano do Canto
A prática docente sob o olhar das crianças: o que vivem e o que desejam. Lindalva Souza
Eliane Greice Davanço Nogueira




Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (salas 104 e 105) e das 15h30min às 17h (salas 104 e 105)
Apresentações no dia 20/11/2013: das 13h30min às 15h (salas 103 e 106)


Dia 19/11/2013 - - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 104 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profª Dra. Mariluce Bittar - Doutoranda: Jacirene Lima Pires dos Santos
  Título   Autores
O papel da assembleia legislativa de mato grosso do sul, na definição de políticas para a educação básica (2007 a 2014) Rosemeire Lopes da Silva Farias
Gestão da Educação Infantil: organização, ação e formação. Anizia Aparecida Nunes Luz
Lucrecia Stringhetta Mello
A Gestão Escolar: os desafios de coordenar o planejamento, execução e avaliação da proposta pedagógica curricular Lucrecia Stringhetta Mello
Anizia Aparecida Nunes Luz
Inclusão na educação superior: o programa incluir - na percepção dos alunos deficientes da Universidade Federal de Mato Grosso Jacirene Lima Pires dos Santos
Política para o ensino médio e educação profissional Tangria Rosiane Heradão
Jefferson Carriello Do Carmo


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 104 - Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profª Dra. Mariluce Bittar - Doutoranda: Sirley Lizot Tedeschi
  Título   Autores
Política social e o PROEJA no IFMS – campus Campo Grande Vanir Garcia
Jefferson Carriello do Carmo
A política de alfabetização no Brasil: um processo que influência a formação continuada docente dos anos iniciais do ensino fundamental Elis Regina dos Santos Viegas
Diretrizes curriculares de matemática para o ensino fundamental: quem seriam os professores a implementá-las? Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa
Considerações a respeito das relações Estados e políticas educacionais Jorge Luis D’ Ávila
Maria Lucia Paniago Lordelo Neves
O PDE- escola na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS (2007-2010) Adão Luiz de Jesus Almiron


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 105 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profª. Dra. Regina Cestari – Doutoranda: Jassônia Lima Vasconcelos Paccini
  Título   Autores
A gestão democrática em espaços não formais de ensino Wânia Gonzalez
Elisangela Bernado
O plano de ações articuladas (par) e a implantação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS Carmen Lígia Caldas
O “projeto escola que protege em Dourados/MS”: prevenção da violência sexual infantil no âmbito educacional Andréia Penco Faria
Ademir Gebara
Diretrizes curriculares de matemática para o ensino fundamental: quem seriam os professores a implementá-las? Heloisa Laura Queiroz Gonçalves Da Costa
A construção do projeto político pedagógico das escolas do campo da rede municipal de Arroio Grande-RS – Brasil. Gisiane Vieira Anana
Jane Shumacher
Políticas educacionais e a certificação ocupacional de dirigentes escolares no município de Campo Grande – MS Hildete da Silva Pereira Bolson


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 105 Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profª. Dra. Regina Cestari – Doutoranda: Jassônia Lima Vasconcelos Paccini
  Título   Autores
Gestão escolar: um olhar sobre as políticas públicas de educação escolar inclusiva Mauricio Macedo Vieira
Bartolina Ramalho Catanante
O XVIII congresso do sindicato dos trabalhadores em educação pública do espírito santo (sindiupes): formação política, consciência de classe e renovação sindical Joao Paulo de Faria Cardozo
A alfabetização no programa além das palavras: um estudo de sua matriz teórica e dos contextos de formação Sandra Novais Sousa
Eliane Greice Davanço
Gestão na educação infantil: organização, ação e formação Anízia Aparecida Nunes
Lucrécia Stringhetta
Os efeitos da política de financiamento nas matrículas da Educação Infantil no Município de Campo Grande: FUNDEF e FUNDEB Solange Jarcem Fernandes


Dia 20/11/2013 - Bloco B – Piso Superior – Setor A - Sala – 103 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Maria Alice - Doutoranda: Cláudia Mara Stapani Ruas
  Título   Autores
Programa acelera Brasil: o professor e sua atuação profissional Débora Cristina Gonçalves
Vilma Miranda de Brito
A formação de professores da educação básica no contexto das políticas neoliberais Christiane Caetano Martins Fernandes
Andrêssa Gomes De Rezende Alves
Formação docente para educação de jovens e adultos em campo grande (2011-2013): projeto pedagógico experimental do curso de EJA Luciana Abdonor Pedroso da Silva
Jefferson Carriello do Carmo
Pró-letramento em ação: a formação continuada de professores nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de matemática a partir de narrativas Carlos Sérgio de Oliveira
Vilma Miranda de Brito
Formação de professores do ensino técnico profissional na escola Senai Fernando Bezerra no município de Rio Verde – Goiás (1998 – 2013) Clésio Feliciano de Souza
Jefferson Carriello do Carmo
Elaboração de cartilha para formação de professores em educação profissional a partir dos documentos disponibilizados pelo sítio da SETEC/MEC (RESUMO) Lucas Pereira Gandra
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo


Dia 20/11/2013- - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala – 106- Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Perrelli - Doutoranda: Ana Luisa Alves Cordeiro
  Título   Autores
A política de alfabetização no Brasil: um processo que influência a formação continuada docente dos anos iniciais do ensino fundamental Elis Regina dos Santos Viegas
Os desafios do ensino médio integrado em Mato Grosso do Sul Mirta Rie de Oliveira Tominaga
Jefferson Carriello do Carmo
O pedagogo na gestão escolar: análise da produção científica (2007 a 2010) Matildes Aparecida Trettel de Oliveira
Soila Canam
Políticas de ação afirmativa na educação superior: trajetórias de negros cotistas egressos Ana Luisa Alves Cordeiro
Planejamento das políticas educacionais: o Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão municipal. Adriana Valadao
Provimento do cargo de diretor escolar no âmbito do par, da rede estadual de ensino/MS, 2007 a 2010 Maria Elisa Ennes Bartholomei




Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (salas 108 e 101) e das 15h30min às 17h (salas 108 e 101)
Apresentações no dia 20/11/2013: das 13h30min às 15h (sala 107)


Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor F - Sala – 108 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Ruth Pavan - Doutoranda: Suzete de Castro Wiziack
  Título   Autores
A docência em Serviço Social: percursos e perspectivas Leandro Henrique de Araújo Leite
Heitor Romero Marques
Concepções epistemológicas da educação ambiental crítica Susete Rosana de castro Wiziack
Ruth Pavan
As mediações tecnológicas na formação dos professores da educação do campo: avanços e desafios Suely Cristina Soares da Gama
Heitor Romero Marques
Kleide Ferreira de Jesus
A linguagem em suporte digital com estratégias de hipertextualização: uma experiência com professores Antonio Sales
Azenaide Abreu Soares-Vieira


Dia 19/11/2013 – Bloco B – Piso Superior - Setor F - Sala – 108 Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profa. Dra. Ruth Pavan- Doutorando: Pedro Rauber
  Título   Autores
O serviço de informação profissional em uma perspectiva de inovação pedagógica na Escola Estadual Hercules Maymone, Campo Grande, Mato Grosso do Sul Edilmar Galeano Marques
Léia Teixeira Lacerda
Avaliação em filosofia no ensino médio: desenvolvendo habilidades nas provas objetivas Diego Augusto Doimo
Competências e habilidades no ensino da filosofia Diego Augusto Doimo
Sentido de uma didática interdisciplinar no contexto da formação dos professores Jucimara Rojas
Care Cristiane hammes
Alexandre Bandeira Monteiro e Silva
História das práticas pedagógicas da escola 26 de agosto em campo grande – MS (1982 – 1998) João Marcelo de Leon de Sousa
Celeida Maria Costa de Souza e Silva
Pedagogia jesuítica: a pretensa homogeneização pela arte de “ensinar tudo a todos” Daniela Viduani Sopran Gil


Dia 19/11/2013- - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 101- Das 13h30min às 15h
Coordenação: Prof. Dr. Heitor Medeiros - Doutoranda: Rosimeire Martins Regis dos Santos
  Título   Autores
O ensino de música nos anos iniciais: um estudo com duas escolas municipais do Paraná Josiane Paula Maltauro Lopes
O papel da universidade no cultivo da ciência e na formação de professores: saberes necessários à prática docente Jaime José
Ana Paula Noro
O ensino de ciências na percepção dos alunos de escolas da rede pública municipal de Chapadão do Sul – MS Elaine Cristina Bianco de Cinque Cassiano
Marilyn A. Errobidarte de Matos
Método e ensino: linguagem integração das ciências Evanir Gomes dos Santos
PROUCA - o desafio de educar com o uso da tecnologia digital de informação e comunicação Katia Maria Rizzo


Dia 19/11/2013- Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 101 - 15h30min às 17h
Coordenação: Prof. Dr. Heitor Medeiros- Doutoranda: Maysa de Oliveira Brum Bueno
  Título   Autores
Disposições sobre o exercício docente trazidas pelos futuros professores para o curso de pedagogia Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Professores de ensino secundário, cultura escolar e currículo: tecendo a trama de relações Daniela Felisberto da Silva
Dança na educação brasileira: dos caminhos percorridos até se tornar parte integral da educação escolar Lucimeire Montenegro de Freitas
Formação do enfermeiro para atuar em unidades prisionais: enfoque nas práticas pedagógicas e assistenciais num conceito ampliado de saúde e construção da cidadania Maria Ivanilde de Andrade
Maria Lúcia Miranda Afonso
A construção do processo identitário do professor de educação física e sua prática em jogos e brincadeiras Kelly Cebelia Das Chagas Do Amaral
Jucimara Rojas


Dia 20/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala – 107 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra: Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Doutoranda: Maria Aparecida Canale Balduíno
  Título   Autores
O processo de motivação no ensino aprendizagem Gilmara Cristine Back
Formação de professores: entraves e possibilidades para a construção da identidade profissional Evelyn Aline da Costa de Oliveira
Mestre por causa dos mestres: a influência dos professores acerca da formação dos futuros professores e sua prática Ronaldo Rodrigues Moises
Interface entre a leitura da literatura e a abordagem denominada professor reflexivo Sandra Maria Papin Rodrigues
Sentido de uma didática interdisciplinar no contexto da formação dos professores Jucimara Rojas
Care Cristiane Hammes
Alexandre Bandeira Monteiro e Silva
Poesia e geografia, um encontro que marca outros caminhos para a prática docente Ana Carolina Pereira de Souza
O processo de formação docente: vivenciando a prática pedagógica em alfabetização o desenvolvimento infantil por meio das linguagens artísticas Eliani Francisco de Oliveira
Gisele Aparecida da Silva
Dimair de Souza França

Trabalhos aprovados para pôsteres

Segue abaixo a relação de pôsteres aprovados para serem apresentados e fazer parte dos anais do V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: Profissionalização e Prática Docentes: políticas de formação, regulação, inovação e diversidade I Seminário da Associação Nacional de Política e Administração de Mato Grosso do Sul (ANPAE/MS).

Observações importantes:
  1. Os trabalhos encontram-se de acordo com o eixo de inscrição.
  2. Lembramos os autores e coautores, a necessidade de pagar a inscrição. Em caso de não pagamento de um deles, o trabalho não poderá ser apresentado e nem constar nos Anais do Evento.
  3. Os pôsteres devem ser colocados no saguão do anfiteatro da Biblioteca na segunda- feira as 17h até quarta-feira as 18h.
  4. Os trabalhos em pôsteres serão apresentados na terça-feira das 15h às 16h


  Título   Autores
Horta sustentável Thamires Coelho
Sandra Martins
Jane Pereira Schumacher
Os primeiros anos do curso de pedagogia CPAN-UFMS (1967-1977) (RESUMO) Débora Rebeca
Rennan Andrade
Suellen Gomes Saab


  Título   Autores
Gestão democrática: uma discussão entre o real e o ideal na participação da família na escola Brigete Madalena Gubert Nascimento


  Título   Autores
Elaboração de cartilha para formação de professores em educação profissional a partir dos documentos disponibilizados pelo sítio da SETEC/MEC Lucas Pereira Gandra
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo


  Título   Autores
O plano de desenvolvimento da escola (PDE-escola) em relação ao par no município de Campo Grande- MS Vivian Vitorio Da Silva Arraes
Regina Tereza Cestari De Oliveira
A educação da infância: o espaço e tempo da gestão José Humberto M.
Elessandra A. da Silva
Lucrécia S.
Um estudo sobre as diretrizes curriculares para educação ambiental e sua aplicação na escola E.E.E.F. DR. Alcides Marques Eduardo da Luz Rocha
Patricia de Jesus Araujo
Talita Mendes de Araujo


  Título   Autores
Os materiais idealizados por Montessori para uma aprendizagem significativa Ana Maria Godoy
O ensino de ciências na percepção dos alunos de escolas da rede pública municipal de Chapadão do Sul – MS Elaine Cristina Bianco de Cinque Cassiano
Marilyn A. Errobidarte de Matos
Práticas interdisciplinares: perfil antropométrico e avaliação neuromotora da flexibilidade dos alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS Julio César Paro
Márcia Maria de Azeredo Coutinho
A construção do processo identitário do professor de educação física e sua prática em jogos e brincadeiras Kelly Cebelia Das Chagas Do Amaral
Jucimara Rojas

Normas para apresentação

Todos os trabalhos devem contar com, no máximo, 3 (três) autores por trabalho e 2 (dois) trabalhos por autor. Além disso, todos os autores devem estar inscritos no evento.

Os trabalhos aceitos poderão ser apresentados sob a forma de pôster ou comunicação oral e devem respeitar as normas específicas abaixo. O não atendimento às normas de envio dos trabalhos resultará na recusa do mesmo.

Comunicação oral

  • Deve-se encaminhar texto completo de no mínimo, cinco e, no máximo, quinze laudas, incluindo resumo, Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências. O conteúdo do texto deverá contemplar os itens introdução, objetivos, metodologia, discussão e resultados (se houver) e referências bibliográficas. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5, em Microsoft Office World 2007 ou superior.
  • No topo da página, alinhado à esquerda deverá estar indicado o Grupo de Trabalho (GT) para o qual está sendo enviado o trabalho.
  • O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. Nomes científicos devem ser editados em itálico.
  • Logo abaixo do título, alinhado à direita, deve vir o(s) nome(s) do(s) autor (es), em negrito e Caixa Alta-Baixa, com nota de rodapé indicando a instituição vinculada. No caso de mais de um autor, os nomes devem estar um abaixo do outro, com uma nota de rodapé para cada autor.
  • As comunicações orais terão duração de 15 minutos cada e será disponibilizado data show em todas as salas. (No entanto, recomendamos aos participantes que estejam preparados para a apresentação sem o recurso, caso haja algum problema com o equipamento)
  • Os trabalhos aprovados para apresentação oral deverão ser fixados no formato de pôster no saguão do anfiteatro da biblioteca no dia 18/11/13 a partir das 17h e deverão ser retirados no dia 20/11/13 às 18h.
  • As demais normas deverão atender as exigências da ABNT.

Pôster

  • Para apresentação de pôster, deve-se encaminhar resumo simples, com no mínimo 300 e máximo de 500 palavras. O conteúdo do resumo deverá contemplar introdução, objetivos, metodologia, discussão e resultados (se houver), sem indicação de referências bibliográfica, em texto único, sem paragrafação. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples, em Microsoft Office World 2007 ou superior.
  • No topo da página, alinhado à esquerda deverá estar indicado o Grupo de Trabalho (GT) para o qual está sendo enviado o trabalho.
  • O TÍTULO do trabalho deverá estar formatado em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. Nomes científicos devem ser editados em itálico.
  • Logo abaixo do título, alinhado à direita, deve vir o(s) nome(s) do(s) autor (es), em negrito e Caixa Alta-Baixa. No caso de mais de um autor, os nomes devem estar um abaixo do outro.
  • Os pôsteres deverão ficar afixados nos locais identificados no Bloco A, das 16h30 às 17h30.
  • Os pôsteres devem ser colocados no saguão do anfiteatro da Biblioteca na segunda- feira as 17h até quarta-feira as 18h.
  • Os trabalhos em pôsteres serão apresentados na terça-feira das 15h às 16h
  • As demais normas deverão atender as exigências da ABNT.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.