Observações importantes:
- Os trabalhos encontram-se de acordo com o eixo de inscrição.
- Lembramos os autores e coautores, a necessidade de pagar a inscrição. Em caso de não pagamento de um deles, o trabalho não poderá ser apresentado e nem constar nos Anais do Evento.
- Atenção! Os trabalhos aprovados que não constam nesta relação deverão ser fixados no formato de pôster no saguão do anfiteatro da biblioteca no dia 18/11/13 a partir das 17h e deverão ser retirados no dia 20/11/13 às 18h.
Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 103)
Dia 19/11/2013 – Bloco B – Piso Superior - Setor A – Sala A 103 - Das 13h30min às 15h Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Perrelli - Doutorando: Eduardo Luis Figueiredo de Lima | |
Título | Autores |
---|---|
Entre o ensino e a inclusão: possibilidades para o ensino de biologia no ensino médio |
Vanessa Ramos Ramires Airton José Vinholi Júnior |
Práticas interdisciplinares: perfil antropométrico e avaliação neuromotora da flexibilidade dos alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS |
Julio César Paro Márcia Maria de Azeredo Coutinho |
Profissão professor: como estudantes em processo de formação inicial percebem o bom profissional |
Silvia Adriana Rodrigues Alberto Albuquerque Gomes |
Apresentações no dia 19/11/2013: das 15h30min às 17h (sala A 103)
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A – Sala A 103 - Das 15h30min às 17h Coordenadora: Elisangela Alves da Silva Scaff - Doutoranda: Gisele Morilha Alves |
|
Título | Autores |
---|---|
O papel da universidade no cultivo da ciência e na formação de professores: saberes necessários à prática docente |
Jaime José Zitkoski Ana Paula Noro Grabowski |
O plano de ações articuladas (par) de formação continuada de professores: a materialização das ações na rede municipal de ensino de Bataguassu – MS | Edinalvo Raimundo de Lima |
A formação continuada de professores priorizada no plano de ações articuladas (par) de Corumbá, MS (2007-2010): fragilidades e potencialidades |
Elzanir Leandro Bandeira da Silva Monteiro Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
A formação continuada dos professores de uma escola em tempo integral e suas contribuições para o bem estar docente. |
Pabliane Lemes Eliane Greice Davanço |
Formação de professores e desenvolvimento profissional no contexto escolar | Thaís Cardozo de Souza dos Santos |
Políticas de formação continuada e ciclo de vida profissional: as vozes dos professores alfabetizadores | Silvia Cristiane Alfonso Viédes |
Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 106) e das 15h30min às 17h (sala A 106)
Dia 19/11/2013 – Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 106 - Das 13h30min às 15h Coordenação: Profa. Dra. Flavinês Rebolo - Doutoranda: Claunice Maria Dorneles |
|
Título | Autores |
---|---|
A formação do professor de sala de recurso multifuncional para atendimento de alunos com surdez e o bem-estar docente |
Ana Paula Teixeira Minari da Rosa Flavinês Rebolo |
Indicadores de matrículas de alunos com deficiência em atendimento educacional especializado e atividades complementares em Mato Grosso do Sul |
Celia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro Andressa Santos Rebelo |
Implicações das formações continuadas para professores que atuam com alunos com deficiência no ensino regular |
Camila Pereira Leijoto Vânia Lima de Almeida |
Inclusão escolar e formação docente: os olhares dos professores das salas de recursos multifuncionais do município de dourados-MS |
Hellen Cristiey Batista de Melo Morgana de Fátima Agostini Martins |
Indicadores de matrículas em atendimento educacional especializado no município de Corumbá (MS) | Andressa Santos Rebelo |
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 106 - Das 15h30min às 17h Coordenação: Profa. Dra. Flavinês Rebolo – Doutorando: José Paulo Gutierrez |
|
Título | Autores |
---|---|
Política de (con)formação de professores para o atendimento educacional especializado no cenário da racionalidade neoliberal |
Washington Cesar Shoiti Nozu Marilda Moraes Garcia Bruno |
Brinquedoteca: recursos lúdicos que trabalham a aprendizagem da criança, utilizando o brinquedo para superar dificuldades | Carla Graciete Lima-Santos |
Inclusão na educação infantil: os mecanismos legais que se intercruzam | Marcelo Messias Rondon |
A docência em serviço social: percursos e perspectivas |
Leandro Henrique de Araújo Leite Heitor Romero Marques |
Aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na escola de tempo integral : breve incursão epistemológica |
Aline Mara Alves Maciel Celi Corrêa Neres |
Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 107) e das 15h30min às 17h (sala A 107)
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 107 - Das 13h30min às 15h Coordenação: Profa. Dra. Adir Casaro Nascimento - Doutorando: Antonio Carlos Seizer |
|
Título | Autores |
---|---|
A ludicidade e os contos no contexto pantaneiro e suas conexões com o processo de aprendizagem |
Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira Jucimara Rojas |
A importância da pedagogia social como embasamento teórico na formação de pedagogos para a prática pedagógica em contextos escolares e não escolares |
Alexandre Anastácio Suzete Terezinha Érico Ribas |
Educação para as relações raciais no município de dourados/MS: a legislação e a ação docente |
Fernanda Alexandrina de Almeida Wilker Solidade da Silva Eugênia Portela de Siqueira Marques |
O currículo em uma escola do campo de tempo integral: discussão de alguns desafios | Gisele Morilha Alves |
Formação de professores: as contribuições do centro de documentação em educação, diversidade cultural e linguagens de mato grosso do sul |
Kátia Cristina Nascimento Figueira Léia Teixeira Lacerda Maria Leda Pinto |
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 107 - Das 15h30min às 17h Profa. Dra. Adir Casaro Nascimento - Doutoranda: Valeria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni |
|
Título | Autores |
---|---|
A aprendizagem dos professores na atuação docente: desafios e histórias de formação na escola indígena bananal |
Micilene Teodoro Ventura Léia Teixeira Lacerda Onilda Sanches Nincao |
Gênero e raça/etnia na formação docente: uma perspectiva de transformação | Rosana Monti Henkin |
Grupo de pesquisa formação e trabalho do educador em espaços escolares e não escolares |
Vanessa Soares dos Santos Layze A. Herrera Cassanha Edelir Salomão Garcia |
Formação acadêmica na visão dos gestores escolares para a discussão das identidades/diferenças no ambiente escolar. | Rose Cristiani Franco Seco Liston |
Docentes de história em formação no cotidiano escolar: como as identidades negras lhes afetam? |
José Bonifácio Alves da Silva José Licínio Backes |
Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (sala A 110) e das 15h30min às 17h (sala A 110)
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala– A 110 Das 13h30min às 15h Coordenação: Profa. Dra. Marta Brostolin Doutorando: Genivaldo Frois Scaramuzza |
|
Título | Autores |
---|---|
Formação do professor de educação infantil: uma identidade em construção |
Luci Carlos Lucrécia Stringhetta |
A sombra do pé de seriguela: a organização do espaço e do tempo num centro de educação infantil | Arlei Guedes de Souza Arruda |
Brincar é um direito das crianças pequenas? É sim senhor! | Arlei Guedes de Souza Arruda |
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala –A 110- Das 15h30min às 17h Coordenação: Profa. Dra. Marta Brostolin - Doutoranda: Ana Paula Gaspar Melin |
|
Título | Autores |
---|---|
O professor e o coordenador pedagógico em um trabalho colaborativo - perspectivas de uma prática reflexiva na educação infantil | Ana Cristina Cantero Dorsa |
A narrativa de professores iniciantes a serviço da formação docente: diálogos e aprendizagens possíveis |
Ana Paula Gaspar Melim Eliane Greice Davanço Nogueira |
Afetividade na relação adulto-criança: as produções científicas com abordagem walloniana | Fernanda Ribeiro da Silva |
O desenvolvimento infantil por meio das linguagens artísticas | Fernanda Soares Godoi Yano do Canto |
A prática docente sob o olhar das crianças: o que vivem e o que desejam. |
Lindalva Souza Eliane Greice Davanço Nogueira |
Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (salas 104 e 105) e das 15h30min às 17h (salas 104 e 105)
Apresentações no dia 20/11/2013: das 13h30min às 15h (salas 103 e 106)
Dia 19/11/2013 -
- Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 104 - Das 13h30min às 15h Coordenação: Profª Dra. Mariluce Bittar - Doutoranda: Jacirene Lima Pires dos Santos |
|
Título | Autores |
---|---|
O papel da assembleia legislativa de mato grosso do sul, na definição de políticas para a educação básica (2007 a 2014) | Rosemeire Lopes da Silva Farias |
Gestão da Educação Infantil: organização, ação e formação. |
Anizia Aparecida Nunes Luz Lucrecia Stringhetta Mello |
A Gestão Escolar: os desafios de coordenar o planejamento, execução e avaliação da proposta pedagógica curricular |
Lucrecia Stringhetta Mello Anizia Aparecida Nunes Luz |
Inclusão na educação superior: o programa incluir - na percepção dos alunos deficientes da Universidade Federal de Mato Grosso | Jacirene Lima Pires dos Santos |
Política para o ensino médio e educação profissional |
Tangria Rosiane Heradão Jefferson Carriello Do Carmo |
Dia 19/11/2013 -
Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 104 - Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profª Dra. Mariluce Bittar - Doutoranda: Sirley Lizot Tedeschi |
|
Título | Autores |
---|---|
Política social e o PROEJA no IFMS – campus Campo Grande |
Vanir Garcia Jefferson Carriello do Carmo |
A política de alfabetização no Brasil: um processo que influência a formação continuada docente dos anos iniciais do ensino fundamental | Elis Regina dos Santos Viegas |
Diretrizes curriculares de matemática para o ensino fundamental: quem seriam os professores a implementá-las? | Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa |
Considerações a respeito das relações Estados e políticas educacionais |
Jorge Luis D’ Ávila Maria Lucia Paniago Lordelo Neves |
O PDE- escola na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS (2007-2010) | Adão Luiz de Jesus Almiron |
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 105 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profª. Dra. Regina Cestari – Doutoranda: Jassônia Lima Vasconcelos Paccini |
|
Título | Autores |
---|---|
A gestão democrática em espaços não formais de ensino |
Wânia Gonzalez Elisangela Bernado |
O plano de ações articuladas (par) e a implantação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino de Campo Grande-MS | Carmen Lígia Caldas |
O “projeto escola que protege em Dourados/MS”: prevenção da violência sexual infantil no âmbito educacional |
Andréia Penco Faria Ademir Gebara |
Diretrizes curriculares de matemática para o ensino fundamental: quem seriam os professores a implementá-las? | Heloisa Laura Queiroz Gonçalves Da Costa |
A construção do projeto político pedagógico das escolas do campo da rede municipal de Arroio Grande-RS – Brasil. |
Gisiane Vieira Anana Jane Shumacher |
Políticas educacionais e a certificação ocupacional de dirigentes escolares no município de Campo Grande – MS | Hildete da Silva Pereira Bolson |
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 105 Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profª. Dra. Regina Cestari – Doutoranda: Jassônia Lima Vasconcelos Paccini |
|
Título | Autores |
---|---|
Gestão escolar: um olhar sobre as políticas públicas de educação escolar inclusiva |
Mauricio Macedo Vieira Bartolina Ramalho Catanante |
O XVIII congresso do sindicato dos trabalhadores em educação pública do espírito santo (sindiupes): formação política, consciência de classe e renovação sindical | Joao Paulo de Faria Cardozo |
A alfabetização no programa além das palavras: um estudo de sua matriz teórica e dos contextos de formação |
Sandra Novais Sousa Eliane Greice Davanço |
Gestão na educação infantil: organização, ação e formação |
Anízia Aparecida Nunes Lucrécia Stringhetta |
Os efeitos da política de financiamento nas matrículas da Educação Infantil no Município de Campo Grande: FUNDEF e FUNDEB | Solange Jarcem Fernandes |
Dia 20/11/2013 - Bloco B – Piso Superior – Setor A - Sala – 103 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Maria Alice - Doutoranda: Cláudia Mara Stapani Ruas |
|
Título | Autores |
---|---|
Programa acelera Brasil: o professor e sua atuação profissional |
Débora Cristina Gonçalves Vilma Miranda de Brito |
A formação de professores da educação básica no contexto das políticas neoliberais |
Christiane Caetano Martins Fernandes Andrêssa Gomes De Rezende Alves |
Formação docente para educação de jovens e adultos em campo grande (2011-2013): projeto pedagógico experimental do curso de EJA |
Luciana Abdonor Pedroso da Silva Jefferson Carriello do Carmo |
Pró-letramento em ação: a formação continuada de professores nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de matemática a partir de narrativas |
Carlos Sérgio de Oliveira Vilma Miranda de Brito |
Formação de professores do ensino técnico profissional na escola Senai Fernando Bezerra no município de Rio Verde – Goiás (1998 – 2013) |
Clésio Feliciano de Souza Jefferson Carriello do Carmo |
Elaboração de cartilha para formação de professores em educação profissional a partir dos documentos disponibilizados pelo sítio da SETEC/MEC (RESUMO) |
Lucas Pereira Gandra Carlos Vinícius da Silva Figueiredo |
Dia 20/11/2013- - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala – 106- Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Perrelli - Doutoranda: Ana Luisa Alves Cordeiro |
|
Título | Autores |
---|---|
A política de alfabetização no Brasil: um processo que influência a formação continuada docente dos anos iniciais do ensino fundamental | Elis Regina dos Santos Viegas |
Os desafios do ensino médio integrado em Mato Grosso do Sul |
Mirta Rie de Oliveira Tominaga Jefferson Carriello do Carmo |
O pedagogo na gestão escolar: análise da produção científica (2007 a 2010) |
Matildes Aparecida Trettel de Oliveira Soila Canam |
Políticas de ação afirmativa na educação superior: trajetórias de negros cotistas egressos | Ana Luisa Alves Cordeiro |
Planejamento das políticas educacionais: o Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão municipal. | Adriana Valadao |
Provimento do cargo de diretor escolar no âmbito do par, da rede estadual de ensino/MS, 2007 a 2010 | Maria Elisa Ennes Bartholomei |
Apresentações no dia 19/11/2013: das 13h30min às 15h (salas 108 e 101) e das 15h30min às 17h (salas 108 e 101)
Apresentações no dia 20/11/2013: das 13h30min às 15h (sala 107)
Dia 19/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor F - Sala – 108 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra. Ruth Pavan - Doutoranda: Suzete de Castro Wiziack |
|
Título | Autores |
---|---|
A docência em Serviço Social: percursos e perspectivas |
Leandro Henrique de Araújo Leite
Heitor Romero Marques |
Concepções epistemológicas da educação ambiental crítica |
Susete Rosana de castro Wiziack
Ruth Pavan |
As mediações tecnológicas na formação dos professores da educação do campo: avanços e desafios |
Suely Cristina Soares da Gama
Heitor Romero Marques Kleide Ferreira de Jesus |
A linguagem em suporte digital com estratégias de hipertextualização: uma experiência com professores |
Antonio Sales
Azenaide Abreu Soares-Vieira |
Dia 19/11/2013 – Bloco B – Piso Superior - Setor F - Sala – 108 Das 15h30min às 17h
Coordenação: Profa. Dra. Ruth Pavan- Doutorando: Pedro Rauber |
|
Título | Autores |
---|---|
O serviço de informação profissional em uma perspectiva de inovação pedagógica na Escola Estadual Hercules Maymone, Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
Edilmar Galeano Marques
Léia Teixeira Lacerda |
Avaliação em filosofia no ensino médio: desenvolvendo habilidades nas provas objetivas | Diego Augusto Doimo |
Competências e habilidades no ensino da filosofia | Diego Augusto Doimo |
Sentido de uma didática interdisciplinar no contexto da formação dos professores |
Jucimara Rojas
Care Cristiane hammes Alexandre Bandeira Monteiro e Silva |
História das práticas pedagógicas da escola 26 de agosto em campo grande – MS (1982 – 1998) |
João Marcelo de Leon de Sousa Celeida Maria Costa de Souza e Silva |
Pedagogia jesuítica: a pretensa homogeneização pela arte de “ensinar tudo a todos” | Daniela Viduani Sopran Gil |
Dia 19/11/2013- - Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 101- Das 13h30min às 15h
Coordenação: Prof. Dr. Heitor Medeiros - Doutoranda: Rosimeire Martins Regis dos Santos |
|
Título | Autores |
---|---|
O ensino de música nos anos iniciais: um estudo com duas escolas municipais do Paraná | Josiane Paula Maltauro Lopes |
O papel da universidade no cultivo da ciência e na formação de professores: saberes necessários à prática docente |
Jaime José
Ana Paula Noro |
O ensino de ciências na percepção dos alunos de escolas da rede pública municipal de Chapadão do Sul – MS |
Elaine Cristina Bianco de Cinque Cassiano
Marilyn A. Errobidarte de Matos |
Método e ensino: linguagem integração das ciências | Evanir Gomes dos Santos |
PROUCA - o desafio de educar com o uso da tecnologia digital de informação e comunicação | Katia Maria Rizzo |
Dia 19/11/2013- Bloco B – Piso Superior - Setor B - Sala – 101 - 15h30min às 17h
Coordenação: Prof. Dr. Heitor Medeiros- Doutoranda: Maysa de Oliveira Brum Bueno |
|
Título | Autores |
---|---|
Disposições sobre o exercício docente trazidas pelos futuros professores para o curso de pedagogia | Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
Professores de ensino secundário, cultura escolar e currículo: tecendo a trama de relações | Daniela Felisberto da Silva |
Dança na educação brasileira: dos caminhos percorridos até se tornar parte integral da educação escolar | Lucimeire Montenegro de Freitas |
Formação do enfermeiro para atuar em unidades prisionais: enfoque nas práticas pedagógicas e assistenciais num conceito ampliado de saúde e construção da cidadania |
Maria Ivanilde de Andrade
Maria Lúcia Miranda Afonso |
A construção do processo identitário do professor de educação física e sua prática em jogos e brincadeiras |
Kelly Cebelia Das Chagas Do Amaral
Jucimara Rojas |
Dia 20/11/2013 - Bloco B – Piso Superior - Setor A - Sala – 107 - Das 13h30min às 15h
Coordenação: Profa. Dra: Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Doutoranda: Maria Aparecida Canale Balduíno |
|
Título | Autores |
---|---|
O processo de motivação no ensino aprendizagem | Gilmara Cristine Back |
Formação de professores: entraves e possibilidades para a construção da identidade profissional | Evelyn Aline da Costa de Oliveira |
Mestre por causa dos mestres: a influência dos professores acerca da formação dos futuros professores e sua prática | Ronaldo Rodrigues Moises |
Interface entre a leitura da literatura e a abordagem denominada professor reflexivo | Sandra Maria Papin Rodrigues |
Sentido de uma didática interdisciplinar no contexto da formação dos professores |
Jucimara Rojas
Care Cristiane Hammes Alexandre Bandeira Monteiro e Silva |
Poesia e geografia, um encontro que marca outros caminhos para a prática docente | Ana Carolina Pereira de Souza |
O processo de formação docente: vivenciando a prática pedagógica em alfabetização o desenvolvimento infantil por meio das linguagens artísticas |
Eliani Francisco de Oliveira Gisele Aparecida da Silva Dimair de Souza França |